marcaminas

 

4º Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuito Turísticos de Minas Gerais

Document

Sobre o Evento


A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) promove o Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos juntamente com seus parceiros: Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

O evento anual reúne gestores das cadeias produtivas de cultura e do turismo de todo o estado e propõe que as experiências de trabalho e os projetos desenvolvidos sejam compartilhados, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas. A divulgação de ações que visam à geração de emprego e renda, à estruturação, qualificação e profissionalização é, portanto, um dos principais escopos da iniciativa, que busca também facilitar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.

Os encontros são uma oportunidade para estabelecer uma interação entre os municípios, fortalecendo os vínculos. Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as estratégias que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de trocas entre os gestores.

Uma programação diversificada e gratuita é planejada a partir da perspectiva de transversalidade entre cultura e turismo, com o objetivo de estabelecer uma maior proximidade entre Estado e municípios. Além de viabilizar o debate sobre as políticas públicas da Secult e as realizações das pastas das diferentes cidades, as apresentações propostas evidenciam as tradições, as histórias, os costumes do povo mineiro e o universo dinâmico da cultura que permeia e constitui a economia da criatividade.


LOCAL

PALÁCIO DAS ARTES

Avenida Afonso Pena, 1537 | Centro | Belo Horizonte - MG.


Dia 28/03 - Grande Teatro

12h – Credenciamento.

14h – Abertura Oficial.

15h15 – Lançamento do programa Palácio das Artes no Circuito

16h15 – Intervalo.

16h45 –Palestra Magna: Leônidas Oliveira e José Júnior

18h30 – Conversa com a SECULT: Leônidas Oliveira (Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais), Milena Pedrosa (Secretária Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais), Sérgio de Paula (Subsecretário de Turismo de Minas Gerais) e Igor Arci (Subsecretário de Cultura de Minas Gerais)

19h – EMC - Entrega do Selo Cidade Amiga

20h – Encerramento


29/03 - Grande Teatro

08h30 - Credenciamento

09h às 10h20 - Palestra: Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo - José Júnior (SECULT)

A palestra tem por objetivo esclarecer os principais pontos sobre as leis e a possibilidade de fortalecer os segmentos das artes e cultura.
Também será feita uma orientação sobre os principais elementos que já podem ser adiantados pelos municípios para a execução da lei Paulo Gustavo, principalmente nos aspectos da participação social e as recomendações sobre aplicação dos incisos da lei. Apresentaremos as oportunidades para ação microrregional com os recursos da legislação e como podem ser potencializadas todas as cadeias produtivas da economia da criatividade.

10h40 às 12h - Palestra: Captação de recursos e fomento - Igor Arci (SECULT).

O objetivo é auxiliar os presentes no entendimento e compreensão dos mecanismos, meios e caminhos para captação de recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e do Fundo Estadual de Cultura (FEC). Desta forma, a orientação visa ampliar as condições de geração de ocupação criativa, emprego e renda por meio dos sistemas de financiamento.

14h às 15h - Palestra: Turismo, Gastronomia e Negócios Criativos: Transformando municípios em destinos turísticos - Nathália Heringer e Vinícius Quintão (SEBRAE MINAS) .

Possuir um perfil empreendedor é essencial na tomada de decisões, não só no mercado formal, como também na gestão pública. Entretanto, como romper paradigmas e incorporar as bases do empreendedorismo no dia a dia dos gestores municipais de cultura e turismo?
Essa será a tônica da palestra ministrada pelo SEBRAE, em que serão abordadas as habilidades que um empreendedor precisa ter para solucionar problemas, gerar oportunidades, construir soluções e investir na criação de propostas relevantes para a sociedade em geral, fortalecendo o ambiente de negócios localmente.

15h10 às 16h10 - Assinatura Protocolo de Intenções com o Sistema FECOMÉRCIO.

16h20 às 17h20 - Painel interinstitucional: Carnaval da Liberdade - Orientação de como os municípios podem usar esta experiência de articulação nos grandes eventos do calendário - Sérgio de Paula e José Júnior (SECULT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Rede de Gestores.

17h30 às 19h30 - Reunião: Rede de Gestores e FECITUR.

Momento de discussão e encaminhamentos sobre aspectos prioritários para os gestores e sua atuação conjunta. Oportunidade de articulação específica entre os pares, para a cultura e o turismo.


DIA 29/03 - Sala Juvenal Dias

08h30 - Credenciamento.

09h às 10h20 - Painel: Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos- Samira Lamaita e Luis Carneiro (SECULT) - Casos: Rota de Cicloturismo- José Augusto Sena (IGR Serras Verdes) e Região Pontal do Triângulo- Marinez Queiroz(Carneirinho, Limeira do Oeste e União de Minas).

Compreender como otimizar o processo de Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos, tido por muitos atores da cadeia produtiva do turismo como algo de difícil compreensão e estruturação. O objetivo deste painel é desmistificar os principais conceitos em torno do processo a partir da apresentação de histórias vivenciais dos processos e o compartilhamento de procedimentos e práticas exemplares.

10h40 às 12h - Painel: Cozinha Mineira como Produto Turístico- Petterson Tonini (SECULT) - Caso “Cozinha Contemporânea em Tiradentes - Felipe Rameh (Tragaluz Restaurante Casa)"

A gastronomia está cada vez mais presente no processo de tomada decisão do turista. Além das paisagens magníficas do estado, os viajantes buscam novas experiências para aguçar todos os sentidos, dentre eles a experiência com o paladar e com os processos de preparação dos pratos, bem como os próprios profissionais que preparam.
O objetivo deste painel é discutir as articulações possíveis entre a Cozinha Mineira, a imersão cultural do turista em nosso estado e que isso ocorra de forma integrada à comunidade local, atuando também como vetor de geração de emprego e renda.

14h às 15h20 - Elaboração de projeto: Transformando ideias em ações - Janaína Silva (SECULT) .

Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, inicialmente, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações.
Mas como executar este processo na prática? Quais ferramentas podem ser utilizadas nesta construção? Estes e outros aspectos serão abordados no painel, a fim de contribuir para que os presentes se sintam mais seguros no ato de escrita de projetos e formulação de propostas.

15h40 às 17h - Palestra: O impacto da Nova Lei de Licitação e Contratos - Lei Nº 14.133/21 - nos setores de Cultura e Turismo dos municípios mineiros - João Lucas Cavalcanti Lembi e Carlos Tiago Jorge de Azevedo (Instituto Plenum Brasil) .

A palestra tem por objetivo apresentar as principais mudanças na Nova Lei de Licitações e Contratos e suas aplicações objetivas no dia a dia da gestão municipal de cultura e turismo, principalmente no que se refere às contratações por Inexigibilidade.


DIA 30/03 - Grande Teatro

08h30 - Credenciamento.

09h às 10h20 - Painel: Planejamento Municipal e Regional - Sérgio de Paula e Gabriela Ribeiro (SECULT) - Casos: Estruturação e Posicionamento do destino Coqueiral - Franciana de Assis e Planejamento Estratégico do Circuito das Águas - Flávia Ribeiro .

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. E no âmbito da gestão pública não ter um direcionamento claro das ações que podem ser executadas em prol do desenvolvimento local, pode atrasar ou estagnar os trabalhos desenvolvidos. Pensando nisso, o presente painel visa abordar de forma prática caminhos possíveis para o planejamento de municípios e IGR's.

10h40 às 11h20 - Licenciamento Ambiental - Catherine Fonsenca Horta Salgarello.

11h30 às 12h - Lançamento do Ano da Criatividade ( SECULT ).

Apresentação e assinatura de termo de cooperação com a Faculdade UNA.


Dia 30/03 - Sala Juvenal Dias

8h30 – Credenciamento

09h às 10h20 - Painel: Promoção e Marketing de Destinos - Natália Dornellas (SECULT) - Casos: Visite Beira Rio - Silvia Cristiane (São Gonçalo do Abaeté) e Place Branding - Fernanda Cunha (IGR Grutas e Mar de Minas).

Com frequência setores do Marketing têm construído estratégias para a promoção de bens e serviços visando provocar resposta emocional dos consumidores, criando conexões entre produto e potenciais clientes.
O mesmo processo pode ser praticado por cidades e regiões que a partir de seu potencial turístico e cultural, podem traçar estratégias que contribuem para sua visibilidade no mercado e concomitantemente geração de emprego e renda a partir do incremento do fluxo de turistas na região.
Este painel visa apresentar ações que vêm sendo executadas por destinos e IGRs em prol da consolidação de um posicionamento de mercado através de ações de marketing estruturadas.

10h40 às 12h - Painel: Monitoramento de dados para estruturação do turismo local - Higor Damaso e Roberta Queiroz (Observatório do Turismo de Minas Gerais), Adilson Nogueira (Extrema) e Alair Oliveira (Curvelo)

Os dados são uma das principais ferramentas utilizadas na tomada de decisões por diferentes atores no turismo. Eles podem auxiliar na captação de investimentos, corte de gastos, otimização de processos, entre outras operações. Porém sua execução ainda é um desafio para as gestões municipais e regionais.
Buscando apresentar caminhos possíveis para otimização dos processos. Este painel reúne profissionais do turismo que atuam de diferentes formas e frentes em prol de soluções viáveis para este gargalo.


PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR - Visita aos equipamentos culturais MEDIANTE INSCRIÇÃO

Dia 30/03

Visita ao equipamento Museu Mineiro/Reserva Técnica

Av. João Pinheiro, 342 - Lourdes, Belo Horizonte - MG

14h às 15h - 15 vagas

16h às 17h - 15 vagas

Visita ao equipamento APM - Arquivo Público Mineiro

Av. João Pinheiro, 372 - Lourdes, Belo Horizonte - MG

15h às 16h - 15 vagas

Visita às áreas de guarda - Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Praça da Liberdade, 21 - Savassi, Belo Horizonte - MG

14h às 15h - 15 vagas

16h às 17h - 15 vagas

Visita mediada ao Palácio da Liberdade

Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários, Belo Horizonte-MG

15h às 16h - 25 vagas


PROGRAMAÇÃO FOYER - 29/03 e 30/03

Mesas para atendimento durante o evento:

Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - Lucas Amorim

Diretoria de Museus - Pollyanna Machado

Diretoria do Arquivo Público Mineiro - Bruno Balista

Diretoria de Produtos e Segmentação - PIT - Plataforma Integrada do Turismo

Programação sujeita a alterações.



Para se inscrever é muito simples. Clique no botão baixo

Acesse a página do evento, clique no sinal de mais para adicionar um ingresso e clique em continuar.

Preencha os dados do formulário. Após completar todos os campos, clique em finalizar.

Pronto! Verifique a confirmação da inscrição na caixa de entrada, spam ou lixo eletrônico do seu e-mail. Qualquer dúvida adicional, envie uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



PARCERIA MASTER



PARCERIA





REALIZAÇÃO






 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos