marcaminas

 

Assessoria para museus

A Diretoria de Museus presta serviço de assessoria técnica às instituições museológicas estabelecidas em Minas Gerais e aos interessados na criação de um novo museu. O serviço inclui o auxílio na elaboração e implantação do projeto museográfico, oficinas de gestão de museus e cursos de capacitação de pessoal e assessoria para conservação e restauração das peças do acervo.

As assessorias técnicas visam esclarecer questões relacionadas à conservação e difusão de acervos; regulamentação do setor museal; dentre outros assuntos referentes ao cumprimento das funções de pesquisa, preservação e comunicação de acervos museológicos. Soma-se a isso, a orientação aos museus para a construção dos planos museológicos e dos seus programas integrantes.

Assessorias:

Uma das principais ações da Diretoria de Museus, como coordenadora do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais, é a prestação de Assessoria Técnica aos museus do Estado.  As assessorias acontecem a partir da demanda dos gestores dos museus. Os temas recorrentes nas assessorias são criação e implantação de museus, plano museológico, inventário de acervos museológicos, conservação preventiva de acervos, expografia e ação educativa.

Plano Museológico:

SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS MUSEOLÓGICOS - IBRAM

GESTÃO DE RISCOS AO PATRIMÔNIO MUSEALIZADO BRASILEIRO – CARTILHA 2013 - IBRAM

SEGURANÇA EM MUSEUS – IBRAM

RECOMENDAÇÃO REFERENTE À PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS MUSEUS E COLEÇÕES, SUA DIVERSIDADE E SEU PAPEL NA SOCIEDADE - UNESCO

Instrução Técnica 08/2017

Instrução Técnica 15/2017 

Instrução técnica 35/2017

Contatos

Para solicitar a assessoria para Museus deve-se enviar solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelo número (31) 3269 1133.