Instâncias de Governança Regionais são as convidadas a participarem do mapeamento; objetivo é entender como a tendência é vista no estado
O Turismo Criativo é uma prática que conecta os turistas aos lugares de um jeito diferente: enaltece o potencial inovador do visitante por meio de experiências locais. Em consideração ao poder desta tendência mundial de turismo, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) e do Núcleo de Turismo Criativo, deu início à Sondagem Turismo Criativo 2020. O objetivo é analisar o entendimento, a avaliação, a identificação e as contribuições das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Minas Gerais acerca do Turismo Criativo.
A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, explica que é fundamental a participação ativa das IGRs para que a análise dos dados seja consistente e para que a sondagem possa servir de base para ações conjuntas em prol do Turismo Criativo. “Queremos entender como cada IGR enxerga essa tendência e também como veem as possibilidades de colocar isso em prática, visto que cada vez mais turistas buscam por experiências diferenciadas, que agregam mais valor às suas viagens em termos de conhecimento, socialização, experimentação, exclusividade e diversidade. Esse rastreamento é muito importante para que a Secult conduza ações de forma a abranger todos os territórios, com respeito às especificidades de cada um”, afirmou a subsecretária.
Além de compreender a visão das IGRs sobre o tema, a sondagem também vai servir como um mapeamento inicial sobre a prática do Turismo Criativo e assuntos relacionados, como criatividade, economia criativa, setores criativos, turismo de experiência e turismo gastronômico. Cada IGR poderá enviar apenas um formulário, que está disponível AQUI e deve ser respondido pelo presidente ou gestor da instância até o dia 12 de dezembro de 2020.
Webinário sobre Turismo Criativo
No dia 15/10, a Secult promoveu uma edição da série “Webinários Turismo – Políticas de Turismo e Marketing”, sobre Turismo Criativo e as possibilidades para Minas Gerais. O objetivo foi inspirar as IGRs e os receptivos turísticos a diversificarem a oferta de seus produtos e serviços por meio do turismo de experiências. A live foi transmitida pelo canal da pasta no Youtube e está disponível, na íntegra, AQUI.