Durante o evento, a equipe técnica da Setur divulgou, juntamente com o Instituto Estrada Real (IER), Sebrae, Circuito do Ouro e Associação das Cidades Históricas, ao público presente, em especial, aos operadores e agências de viagens, as potencialidades turísticas do Estado. Os materiais distribuídos apresentam Minas Gerais como destino turístico com a perspectiva de incluir o Estado em novos roteiros de operadoras nacionais.
Em sua 28ª edição, o festival abordou temas bem atuais, como, “internet das coisas”, uso inteligente de banco de dados, Big data, conectividade entre outros. “O festival é avaliado como o mais efetivo em termos de negócios e resultados para o trade brasileiro e sul-americano. Dessa forma, além de adquirir mais conhecimento em relação ao setor, esperamos que o Estado ocupe a lista dos destinos mais procurados pelos turistas”, ressalta o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.
O evento foi uma grande oportunidade de apresentar Minas Gerais para um público seleto de empresas, delegações oficiais e profissionais qualificados do trade turístico com alto poder de decisão. Segundo informações da Diretoria de Pesquisa, Informação e Estatística da Setur, os turistas que vêem do sul do país, buscam cultura e história, por isso escolhem as cidades históricas como destino. “Em cada atrativo mineiro há uma história. Minas é um convite aos turistas para ampliar conhecimento. Estamos prontos para receber os visitantes dos estados do sul, assim como de todo o mundo, e apresentar o que temos de melhor”, conclui Ricardo Faria.