Na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis” e modalidade “Inovação em Processos Organizacionais”, a equipe da Setur ficou classificada em terceiro lugar com o projeto “Utilização de dados extraídos do site TripAdvisor para elaboração de indicadores do turismo em Minas Gerais”. E não parou por aí. Na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso” e modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, o projeto “E-book “Contos de Minas”” foi agraciado com a menção honrosa.
Em seu discurso, o governador Fernando Pimentel, destacou a importância do prêmio e enfatizou a necessidade do Estado em reconhecer um projeto já conhecido internacionalmente como o apresentado pela Setur.
O prêmio, coordenado pela Superintendência Central de Política de Recursos Humanos (SCPRH), da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp), tem como objetivo estimular o surgimento de ideias inovadoras e valorizar iniciativas de sucesso no Estado. A iniciativa visa ainda estimular ações que impactem de forma positiva na prestação dos serviços públicos, além de disseminar soluções inéditas que sirvam de inspiração ou referência para outras medidas.
Para o diretor de Pesquisa, Informação e Estatísticas da Setur, Rafael Oliveira, essa conquista é de grande importância para a valorização da equipe e, claro, pelo reconhecimento de toda a dedicação depositada no desempenho do trabalho. “O concurso incentiva os servidores a participarem com suas ideias e permite também que as secretarias alcancem maior visibilidade, como aconteceu conosco”, ressalta.
TripAdvisor
Foto: Manoel Marques
Superintendência Central de Imprensa
O projeto “Utilização de dados extraídos do site TripAdvisor para elaboração de indicadores do turismo em Minas Gerais” consiste em avaliar a possibilidade de construir indicadores para monitorar o desempenho do turismo em espaços turísticos de Minas Gerais a partir de dados extraídos da maior plataforma web de avaliação de destinos turísticos mundial denominada TripAdvisor.
De acordo com a Diretoria de Pesquisa, Informação e Estatística para alcançar o objetivo, foi utilizada uma ferramenta de extração de dados gratuita para coletar dados do site TripAdvisor, buscando as principais informações dos atrativos turísticos de Minas Gerais e transformando-as em um banco de dados estruturado. “Espera-se que essa iniciativa possa contribuir na criação de indicadores de desempenho do turismo no Estado a partir da opinião dos cidadãos e turistas de Minas Gerais. Esse monitoramento poderá facilitar a realização de políticas de visem melhorias para o aumento do nível de satisfação dos visitantes, além de aumentar as avaliações positivas dos atrativos do estado na plataforma TripAdvisor, e consequentemente, gerando maior número de pessoas interessadas em visitar Minas Gerais a partir dos comentários positivos, movimentando a economia do turismo”, avalia o diretor de Pesquisa, Informação e Estatísticas da Setur, Rafael Oliveira.
Dessa forma, a Setur almeja, por meio da ferramenta, ampliar a nota do índice de monitoramento de destinos turísticos mineiros do Ministério do Turismo, auxiliar na elaboração de indicadores que possam ser utilizados no desenvolvimento de políticas de turismo em Minas Gerais a partir da extração de dados em redes sociais e contribuir para melhoria da tomada de decisão dos gestores públicos e dos atrativos pesquisados a partir da utilização de uma ferramenta de extração de dados.
E-book “Contos de Minas”
Foto: Manoel Marques
Superintendência Central de Imprensa
A criação de um E-book (livro em formato digital) aconteceu por meio da campanha "Contos de Minas" que teve como objetivo divulgar os atrativos turísticos de Minas Gerais de forma dinâmica e sem custos, a partir da interação com as redes sociais.
Para tanto, foi realizada uma campanha para os seguidores do perfil de divulgação de destinos turísticos do Estado (@visiteminasgerais) na rede social "Instagram" gerenciada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), na qual os usuários publicavam uma foto de algum destino turístico mineiro e contavam na mesma publicação, em poucas palavras, a história por trás daquela imagem, mostrando aos demais usuários o que motivou a registrar aquele momento.
Na ocasião, a campanha conseguiu a participação de 340 fotografias e histórias de todas das regiões do Estado, sendo que as 12 imagens vencedoras foram cedidas à Setur MG para uso não só no E-Book, mas também em materiais promocionais de divulgação do estado de forma gratuita, ampliando nosso banco de imagens. Além disso, o número de seguidores no perfil oficial da secretaria no Instagram aumentou em 13% nos dois meses de divulgação da campanha, saltando de 18 mil para 21 mil.
A Diretoria de Pesquisa, Informação e Estatística avalia a divulgação dos destinos mineiros em redes sociais como estratégia de grande êxito. “Apenas com o trabalho da equipe e sem recursos financeiros na divulgação da rede social, já conseguimos a marcação de 90 mil fotos de usuários compondo um banco de imagens que auxilia na divulgação do Estado dentro da rede social, além de gerar informações ao turista por meio de interações com os usuários e entre os próprios usuários”, afirma o diretor de Pesquisa, Informação e Estatísticas da Setur, Rafael Oliveira.
O E-book pode ser visualizado online (https://issuu.com/seturmg/docs/ebook_alta_pdf) ou por download gratuito, servindo como um material de qualidade para a divulgação dos destinos turísticos do Estado.