“Em período de contenção de gastos, foi necessário reajustar nosso organograma para distribuir melhor os servidores em suas funções. A divisão de superintendências e criação de novas diretorias foi imprescindível para fortalecer o trabalho de cada colaborador que poderá usar seus conhecimentos em assuntos mais específicos” comenta o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.
Atração de turistas é o foco de nova Superintendência
Promover e divulgar Minas Gerais são pilares de quem trabalha com turismo no Estado. E para Secretaria de Estado de Turismo não é diferente. A promoção dos destinos mineiros é uma importante ferramenta para fomentar o turismo, melhorando a qualidade de vida das comunidades e geração de emprego e renda para população mineira.
Atenta as mudanças do mercado e buscando inovação, a Setur intitulou a Superintendência de Gastronomia e Marketing Turístico que terá como competência supervisionar o planejamento e a execução das ações de marketing turístico do Estado, fornecendo diretrizes de atuação mercadológica da Setur. Para isso, a área foi dividida em quatro diretorias, o Núcleo de Gastronomia, que coordenará a e promoverá a gastronomia enquanto componente de produto; a Diretoria de Informação e Apoio ao Turismo, que prestará serviço de informação turística, elaborando e executando projetos e programas relacionados à gestão de informação; a Diretoria de Produtos Turísticos e Apoio a Comercialização que coordenará e articulará programas, projetos e ações para estruturação e apoio a comercialização de produtos turísticos; e por fim a Diretoria de Promoção Turística que planejará, coordenará e executará as estratégias de promoção dos destinos turísticos.
As outras duas superintendências que já compunham a estrutura da Setur, a Superintendência de Estruturas do Turismo e a Superintendência de Políticas do Turismo, incluíram novas diretorias. A de Estruturas do Turismo adicionou a Diretoria de Estruturação de Destinos que será responsável pelo planejamento e articulação da estruturação e competitividade dos destinos turísticos. Fazem parte também as Diretorias de Infraestrutura, e de Capacitação e Qualificação.
Já a Superintendência de Políticas do Turismo permaneceu com suas atribuições e será dividida em Núcleo de gestão do ICMS Turístico, Diretoria de Pesquisa e Estatística, Diretoria de Regionalização e Descentralização das Politicas de Turismo e a Diretoria de Segmentação Turística que é a novidade do setor. Esta terá como competência coordenar a definição e o agrupamento dos atrativos turísticos do Estado, bem como planejar e propor diretrizes para os segmentos turísticos.
Por fim, a Setur manteve suas assessorias (Controle interno, Jurídica, Comunicação Social e Planejamento) e a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças comum a todas as secretarias do Estado.