A ação acontece como prova de regularidade em equipe e teve um percurso de 5.532 metros, com duração de cerca de 1 hora e 40 minutos, numa travessia dentro do Parque Estadual do Sumidouro, iniciando na Lapinha (Lagoa Santa) e finalizando na Casa Fernão Dias (Pedro Leopoldo), onde os alunos vivenciaram passagem em gruta, mata nativa, mirante da Lagoa do Sumidouro, pintura rupestre e observação da vida silvestre, com grande aprendizado sobre o processo de ocupação dessa região cárstica de Minas Gerais, conhecida como Rota das Grutas Peter Lund.
As equipes melhores classificadas participarão de uma viagem pedagógica ao Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer outro atrativo turístico de Minas Gerais.
Por meio da prática esportiva, o Projeto Escola na Trilha tem como objetivo proporcionar a vivência turística e a sensibilização dos alunos do ensino médio da rede pública, fomentando o turismo como vetor de conscientização da utilização dos recursos hídricos e de preservação do meio ambiente, patrimônio histórico e cultural dos municípios, possibilitando o enriquecimento do aprendizado.
Estão previstas mais três provas que ocorrerão nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, envolvendo mais 120 alunos da mesma escola de Sabará.
O projeto tem o patrocínio da AngloGold Ashanti, em cumprimento a condicionantes ambientais dispostos no Termo de Acordo e Conduta (TAC) do processo de licenciamento ambiental da empresa. Na ocasião, a empresa disponibilizou toda estrutura necessária, como transporte, alimentação, seguro e serviço de saúde com a disposição de ambulância no local da prova.
A realização do projeto contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas, órgão responsável pela gestão dos parques estaduais, que prestou importantes serviços na organização da prova e a disposição de monitores do parque e veículo. Outro importante parceiro foi o Circuito Turístico das Grutas, o qual Lagoa Santa e Pedro Leopoldo se inserem. Representantes do CT compareceram no local da prova, informando aos alunos o trabalho realizado pelo circuito em prol do desenvolvimento turístico da região e da distribuição de um mapa dos atrativos do mesmo.