Hamlet, Othelo, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth e o Mercador de Veneza são os textos escolhidos por Jota Dangelo para compor um painel da obra de William Shakespeare, no espetáculo “A paixão segundo Shakespeare”, um dos temas preferidos do bardo inglês que este ano é reverenciado com montagens, exposições, seminários, debates em todo mundo, quando se completam 400 anos de sua morte. A estreia está prevista para 6 de outubro no Teatro da Cidade, comemorando 26 anos de funcionamento da casa que já deu ao público brasileiro alguns dos melhores momentos da nossa cena teatral. Ficará em cartaz no teatro de quinta a sábado às 20h30 e domingos às 19h.
Dirigida por Pedro Paulo Cava, a peça faz uma releitura contemporânea das obras de Shakespeare, incluindo citações, versos, poemas, projeções que contextualizam as várias ações transcorridas na peça. A paixão pelo poder, pelo dinheiro, pela mulher amada, pelo amigo morto, pelo teatro são alguns dos temas abordados neste espetáculo.
Shakespeare era um especialista da condição humana e suas angústias, prazeres, vilezas, tramas e ardis. O homem é sempre o centro do universo deste autor, que não mede consequência para retratar sua época e exatamente porque os sentimentos humanos não mudaram ao longo dos séculos, ele é o autor mais representado em todo o mundo.
Suas peças se eternizaram e são sempre atuais, pois vão além das tramas, enredos, comédias e tragédias que ele legou à humanidade. Elas esmiúçam a alma controversa do ser humano e expõem suas vísceras através das suas paixões. Por isso mesmo, atemporais e universais.
Nesta nova montagem de Pedro Paulo Cava, as personagens parecem retiradas de seu contexto histórico e jogadas nos dias de hoje através de uma companhia de atores que se reúnem para falar de amor, morte, dor, vingança, ódio, amizade e política. Temas mais que presentes na vida de todos. São vários atores que se revezam por muitas personagens costurando um retrato atual trágico e bem humorado das paixões humanas.
Ficha técnica:
EM CENA:
ANDRÉIA GARAVELLO - Parca
ANA CÂNDIDA - Desdêmona
FABIANE AGUIAR – Emília / Julieta
MARIA CECÍLIA MANSUR – Lady Macbeth
GERALDO PENINHA – Iago / Baltazar
GUSTAVO MARQUEZINI – Hamlet / Antonio
JEFFERSON DE MEDEIROS – Cássio / Romeu / Bassânio
JOSÉ MARIA AMORIM – Otelo / Doge de Veneza
LUCIANO LUPPI – Shylock / Diretor da Companhia
MARCELO DO VALE – Marco Antonio / Macbeth / Salânio
FORA DE CENA:
- Textos e Roteiro - Jota Dangelo
- Figurinos - Alexandre Colla –
- Cenário e objetos de cena - Felício Alves e Paulo Viana
- Confecção de cenário – Cia. Cenográfica
- Adereços e máscaras - Claudia Marinuzzi
- Assistência de Direção - Luiz Gomide
- Produção Executiva - Fabiano Galdino
- Fotos - Guto Muniz
- Programação Visual - Márcio Miranda
- Administração - Kátia Báo e Marcela de Lazzari
- Técnicos - Flávio Picardi e Pedro Melo
- Maquiagem - Regina Mahia
- Confecção de Figurinos – Dutty Botelho e Márcia Correa
- Produção – Teatro de Pesquisa – Cia do Teatro da Cidade
- Iluminação, trilha sonora e direção – Pedro Paulo Cava
Patrocinam a Manutenção do Teatro da Cidade e este espetáculo: CBMM – Cenibra – Funeral House – Ingleza – Mate-Couro – Unimed-Bh
Instituto Unimed-BH