marcaminas

 

Circuito das Letras reúne gerações e vertentes da cultura mineira nesta sexta-feira

As peculiaridades da literatura de diferentes gerações roubam a cena no Circuito das Letras nesta sexta-feira (7). Uma conversa com personagens da redação do cinquentenário Suplemento Literário de Minas Gerais, como Libério Neves (MG) e Humberto Werneck (SP), aliada a testemunhos da vida e obra de um dos fundadores da publicação, Murilo Rubião, com a presença de seu sobrinho-neto, André Rubião (MG), são algumas das principais atividades da programação,  inteiramente gratuita.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, do Iepha e BDMG Cultural passa pelos 14 espaços do Circuito Liberdade e conta ainda com debate sobre as poéticas nos seus ambientes, com jovens autores e compositores como Flavio Renegado (MG). Promove discussões sobre o papel das bibliotecas públicas e comunitárias na consolidação da democracia, além de oficinas e dinâmicas do Circuito das Letrinhas, e o show do instrumentista mineiro Pedro Morais.

PLURALIDADES MINEIRAS

Além da visita a um passado que marca até hoje o universo literário mineiro, com o escritor e jornalista, Humberto Werneck (SP), e o Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, o teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa contará com a presença de nomes das novas gerações como Ana Martins Marques (MG) e Renato Negrão (MG).

Questões como o papel das bibliotecas públicas e comunitárias na consolidação da democracia completam a agenda de mesas-redondas na Biblioteca Pública, com Rafael Mussolini Silvestre (MG), o articulador da Rede de Leitura "Sou de Minas, Uai", um coletivo de bibliotecas comunitárias que atua em Belo Horizonte, Sabará e Santa Luzia.

Já no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, o terceiro dia do evento abre, às 14h, o Grupo de Trabalho do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, em seus diversos eixos desde o fomento até o desenvolvimento da economia do livro.

O Circuito das Letras aborda a pluralidade cultural de Minas. Esse recorte é feito pelos curadores a partir do olhar dos escritores e artistas convidados. “O Renegado, por exemplo, muitas vezes conhecido como músico, é também um poeta. Estamos subvertendo as lógicas e trazendo um pouco da nossa história e identidade literária. Vamos ouvir depoimentos que trazem cenas e passagens não contadas pelos livros sobre o mais antigo periódico literário do país, o Suplemento Literário”, avalia o curador do evento e Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens.

 

OFICINAS, LETRINHAS E SONS

A sexta-feira já começa com Picnic Literário. Os gramados do Museu Mineiro e Arquivo Público Mineiro recebem, a partir das 10h, famílias e amigos com as cestas cheias de poesias para um verdadeiro encontro literário.

Os processos da criação literária serão tema da oficina a ser ministrada pelo professor e escritor Ronald Claver (MG) na Casa da Economia Criativa, às 14h30. Com o apoio da Editora Lê, a ação pretende apontar caminhos para a descoberta da escrita como ato de liberdade e de amor. De 9h às 13h, prosseguem os trabalhos sobre noções de paleografia no Arquivo Público Mineiro, familiarizando os participantes com os tipos de escritas presentes nos documentos manuscritos históricos dos séculos XVIII e XIX.

No Circuito das Letrinhas vale a pena aproveitar a tarde no último dia do Ateliê Literário do Museu das Minas e do Metal. Contação de história, dinâmicas para construção de poesias coletivas, e a recriação de contos, por meio da confecção de dedoches, vão animar a criançada. Esta é também a última chance para participar de outras duas agendas infantis, a oficina de ilustração a partir da obra de Guimarães Rosa, no Centro de Arte Popular-CEMIG, e da ação no Espaço do Conhecimento UFMG que apresenta aos pequenos a exploração deste universo por meio de leituras, músicas, desenhos e brincadeiras.

O Memorial Minas Gerais Vale será palco, às 16h30, da transversalidade das letras com o teatro, o tema da primeira sessão do Verso Encena. A intervenção propõe uma leitura dramatizada de textos poéticos pelos visitantes de todas as idades. “Este não é um evento literário, mas que trata a linguagem escrita como uma possibilidade de leitura do mundo. Vamos além, sem excluir nenhuma das expressões”, salienta Guimaraens.

A sexta-feira não poderia terminar sem música. A partir das 20h, será transmitido ao vivo o programa “A noite vai ser boa” da Rádio Inconfidência, diretamente do Teatro 2 do CCBB0-BH. A grande atração musical será o cantor, compositor e violonista mineiro Pedro Morais. Para assistir ao programa é necessário retirar os ingressos com 1h de antecedência.

SERVIÇO

Circuito das Letras – 07 de outubro, sexta-feira

Mesas

9h30 | Que biblioteca queremos? As bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e universitárias – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Qual o papel das bibliotecas na consolidação da democracia? A proposta é discutir qual modelo de biblioteca devemos construir para atender as demandas atuais de informação de uma sociedade que possui características tão discrepantes, do analfabeto funcional ao pós-graduando.

Adelson França Júnior (MG)  Fabíola Ribeiro Farias (MG) Rafael Mussolini Silvestre (MG)  Wellington Marçal de Carvalho (MG)  Mediadora: Marília Paiva (MG) 

14h30 | 100 Anos de Murilo Rubião: transversalidades - Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

O contista Murilo Rubião é um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Perfeccionista, escreveu (e reescreveu) dezenas de vezes seus textos deixando, no entanto, apenas 33 contos. Burilar, ou “murilar”, o texto à exaustão era sua marca. Secretário de Cultura “avant la lettre”, além de escritor, o múltiplo Murilo ajudou a criar diversos órgãos culturais do Estado. Esta mesa vai abordar a obra de Murilo em três áreas: no jornalismo, no cinema e na academia. O que significou o Suplemento Literário para o jornalismo cultural brasileiro? Como adaptar a obra de Murilo para o cinema? Como adaptar a obra de Murilo no teatro? Como a universidade brasileira tem trabalhado os contos de Murilo?

Cléber Cabral (MG)  Humberto Werneck (SP)  Sandra Nunes (SP)  Mediador: André Rubião (MG) 

16h30 | 50 anos do Suplemento Literário: a redação - Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

No dia 3 de setembro de 2016 o Suplemento Literário completou 50 anos. Neste meio século, o jornal criado por Murilo Rubião, em uma pequena sala da Imprensa Oficial, se tornou uma referência para a cultura brasileira. Nomes importantes do jornalismo e da nossa literatura, como Sérgio Sant’anna, Humberto Werneck, Luiz Vilela e Jaime Prado Gouvêa publicaram seus primeiros textos no jornal. Nesta mesa vamos resgatar algumas histórias deste meio século e mostrar como ela se tornou uma importante referência para o jornalismo cultural brasileiro.

Anelito de Oliveira (MG) Angelo Oswaldo (MG)  Libério Neves (MG Mediador: João Pombo Barile (MG) 

20h |As poéticas nos seus ambientes: os espaços e as gerações. Uma perspectiva da literatura mineira e suas dinâmicas - Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

São reconhecidas a riqueza e pluralidade da literatura produzida por mineiros ou escritores residentes em Minas Gerais. Aqui, pretende-se compreender em qual geração vivemos. Há um único paradigma na poética atual? Quais as outras expressões da linguagem poética em Minas Gerais e no Brasil? Qual o diálogo do texto escrito com a oralidade?

Ana Martins Marques (MG) Dagmar Braga (MG) Flávio Renegado (MG)  Renato Negrão (MG)  Mediador: Lucas Guimaraens (MG) 

14h ás 18h | Grupos de Trabalho | Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de MG – MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Eixo 1 Democratização do acesso. Eixo 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores. Eixo 3 – Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico. Eixo 4 – Desenvolvimento da economia do livro

Oficinas

5 a 7 de outubro 9h às 13h | Noções de Paleografia – Arquivo Público Mineiro

Essa oficina oferece uma iniciação aos estudos paleográficos e pretende familiarizar os alunos com os tipos de escritas presentes nos documentos manuscritos históricos dos séculos XVIII e XIX a partir de fontes documentais provenientes de fundos dos arquivos históricos portugueses e brasileiros relativos à construção da História do Brasil.

Sônia Maria Gonçalves (MG)  Vagas: 25

Informações e inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (31) 3269-1167

Circuito das Letrinhas

Sarau Sensorial – Casa Fiat de Cultura

7 a 11 de outubro das 10 às 18h

O Sarau Sensorial no Ateliê Aberto apresenta uma mostra de poemas que exploram as capacidades de tocar, ouvir e sentir. Com autores de diferentes partes do mundo, os poemas estarão disponíveis para visitantes com deficiência visual ou videntes, possibilitando ao público uma experiência sensorial, por meio da literatura. O Ateliê Aberto é uma parceria entre a Casa Fiat de Cultura e a Fundação Torino.

Classificação: livre

Oficina de ilustração a partir da obra de Guimarães Rosa – Centro de Arte Popular Cemig

7 de outubro das 16h às 18h

Os educadores do CAP, Brunno Courda e Thiago Dutra realizam este minicurso tem por objetivo experimentar técnicas de ilustração gráfica partindo da obra literária de Guimaraães Rosa. Por meio de desenhos, pinturas, colagens e bordado, serão desenvolvidos atividades que proporcionem uma visão clara e criativa do ato de ilustrar um texto. Outro objetivo é elucidar a importância de Guimarães Rosa na cultura mineira e brasileira.

Vagas: 30

Indicação: jovens a partir de 15 anos e adultos

“O Circuito das Letras na Semana das Crianças: explorando o universo da poesia - Espaço do Conhecimento UFMG

7 de outubro às 15h A oficina buscará apresentar o universo da poesia para os pequenos e explorar este universo por meio de leituras, músicas, desenhos e brincadeiras.

Indicação: crianças entre 4 e 5 anos. (Escolas pré-agendadas.) Apresentada pelas educadoras Alice Laterza Caetano e Tamires Batista Silveira, alunas do curso de Letras da UFMG.

Reminiscências - Memorial Minas Gerais Vale

 7/10 às 11h | 8/10 às 11h

A partir de fotografias antigas, a prática estimula o visitante a refletir e criar narrativas baseadas em suas experiências pessoais e coletivas, apropriando-se das reminiscências do outro. Com uma máquina de escrever e uma folha em branco é sugerida a inserção do visitante na história.

Classificação: livre

Verso Encena - Memorial Minas Gerais Vale

7/10 às 16h30 | 8/10 às 15h | 9/10 às 12h30

Pensando que o teatro é, também, poesia, essa intervenção propõe a leitura dramatizada de textos poéticos pelos visitantes de todas as idades. O poeta é um fingidor. E você, já fingiu hoje?

Ateliê Literário – MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

7 de outubro das 13h às 17h

Aberto aos visitantes do museu, sem necessidade de inscrição prévia.

Espaço de leituras

Espaço destinado à leitura, com vários títulos disponíveis, incluindo exemplares em braille.

Oficina de Dedoche

Com feltros coloridos, fitas, cola e tesoura, os participantes poderão confeccionar divertido dedoches. Depois, é só dar vida aos fantoches de dedo, criando e recriando inúmeras histórias.

Contação de História

Contação de história usando diversos recursos lúdicos.

Poesia Coletiva

Não discuto/com o destino/o que pintar/eu assino. Paulo Leminski

A construção poética possibilita o desvelamento de memórias, sentimentos e sentidos. No cenário atual, no qual os aparatos tecnológicos convergem várias mídias, a máquina de escrever se faz valer para um propósito: o de materializar a palavra num papel. Por isso, a proposta parte desta ferramenta para atrair a atenção do público e propor a construção de uma poesia coletiva.

Classificação: livre

Paralelas

7 de outubro - Picnic Literário - Gramado do Museu Mineiro e Arquivo Público Mineiro

Horário: 10h

Traga uma poesia, um lanche e participe com família e amigos deste encontro literário.

RÁDIO INCONFIDÊNCIA - 80 ANOS

A noite vai ser boa

7 de outubro, sexta-feira, das 20h às 22h Participação de Pedro Morais (retirada de ingressos 1h antes do show)

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos