A Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Cultura preparou um momento que combinou conhecimento, entrosamento e descontração para os servidores na tarde desta quarta-feira (19). Ministrada pela professora Janaína Faria Fidelis Borges, a palestra “O papel do gestor público”, trouxe aos funcionários que trabalham na SEC, tanto na Cidade Administrativa, como nos órgãos ligados localizados em outras entidades, um panorama explicativo sobre as muitas atuações de um líder.
Com espaço lotado, Janaína Borges envolveu os participantes com os aspectos que envolvem o largo espectro que abarca o tema da liderança. “Tanto no setor público como no privado, liderar com eficiência é essencial na obtenção de organizações prósperas e essa é uma competência que podemos desenvolver”, introduziu a professora.
Nessa temática, a mestre em Recursos Humanos posicionou a importância da comunicação no êxito do exercício do papel de líder, fator imprescindível para o sucesso da tríade: “Processos – Mudanças - Pessoas”, que rege o conceito da liderança.
Por fim, Janaína Borges enumerou as qualidades inerentes a um bom líder: carisma, motivação, bom diálogo, poder de decisão, serenidade, organização, foco em resultados, nacionalismo, credibilidade.
Janaína Faria Fidelis Borges
É professora da UNA, graduada em Psicologia pela FUMEC, profissional de Recursos Humanos com 16 anos de experiência, mestranda do curso de Administração da PUC/MG, especialista em Gestão de Negócios e em Relações do Trabalho pela Fundação Dom Cabral.