marcaminas

 

Ouro Preto recebe a VII Semana Guignard


 

 

Um dos maiores mestres da arte brasileira do século XX, o pintor Alberto da Veiga Guignard é homenageado durante a tradicional Semana Guignard, que neste ano chega a sua sétima edição. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, o evento é realizado no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, entre os dias 23 e 29 de junho de 2017, tendo a PETROBRAS como patrocinadora. Toda a programação é gratuita.

O extenso rol de atrações conta com exposições, apresentações artísticas, palestras, lançamento de livro e vídeo e oficinas culturais, que visam promover uma verdadeira imersão ao universo do artista. Um dos destaques é a nova exposição de longa duração, concebida para dar maior visibilidade à coleção da instituição. O acervo de retratos, objetos, paisagens, Cartões para Amalita e fotografias de Guignard em seus últimos meses de vida foi distribuído nos diversos espaços. De modo a possibilitar a compreensão do acervo, estão expostos, também, a cronologia completa referente a trajetória do artista e textos alusivos a cada um dos ambientes. O novo módulo Guignard Ilustrador exibe os livros e outras publicações com desenhos do mestre, recém-adquiridos para exibição e pesquisa. Também integram a presente mostra três obras a ela incorporadas: os belíssimos retratos de Regina e Roberto Lacerda, de 1961, gentilmente cedidos em comodato pelas filhas do casal, e a Paisagem de Ouro Preto, aquarela de 1947 adquirida em campanha promovida pela Associação de Amigos do Museu Casa Guignard. No porão foi instalada área para as exposições temporárias e o jardim recebeu reproduções dos belos vasos de flores pintados pelo artista.

Igualmente destacada é a mostra temporária Álbum de Guignard, que contem reprodução da série de ilustrações veiculada no Suplemento Artes e Letras do Jornal A Manhã, do Rio de Janeiro. A mostra será inaugurada na sexta-feira (23) e ficará em exposição até setembro de 2017.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Osvaldo, reforça o papel social do Museu. “Ao realizar o sonho do pintor Guignard, que era ter uma casa em Ouro Preto, o Museu tornou-se um dos mais importantes do gênero. Não só guarda a memória do grande artista, como desenvolve estudos e pesquisas sobre o mestre e as gerações por ele influenciadas. A Semana Guignard põe em destaque toda essa rica produção artística e enfatiza o papel do Museu na cultura mineira”.

A Superintendente de Museus e Artes Visuais, Andrea de Magalhães Matos, comemora o diferencial desta edição do evento. “Recebemos investimentos na infraestrutura e na concepção museográfica e museológica da instituição. Estamos orgulhosos em disponibilizar conteúdo tão importante para fruição dos visitantes”.

A programação tem início no dia 23 de junho (sexta-feira) com abertura da Exposição de Longa Duração, que consiste no novo módulo Guignard Ilustrador,além da mostra temporária Álbum de Guignard. Ainda na sexta-feira, acontecem os lançamentos do catálogo da Exposição de Longa Duração e do livro de Dedicatórias para Guignard,edição Fac-similar do Livro de Ouro mantido por Guignard entre 1937 e 1959, composto por cartas, dedicatórias, poemas, desenhos e outras homenagens prestadas por seus amigos, alunos e admiradores, acompanhada de encarte com a transcrição de todo o seu conteúdo.

Entre os destaques de sábado (24), contam a palestra sobre a trajetória artística de Guignard, ministrada por Frederico Morais. À noite acontece um cortejo com a participação de banda popular do Rosário em direção à Rua Direita. Em seguida tem início a tradicional Noite de São João, tema constante nas obras de Guignard, com apresentação de quadrilhas e show da Banda Candonguero.

As atividades continuam no domingo (25) com a realização de roda de conversa e lançamento do vídeo “Passos de Guignard - Do Mundo para Ouro Preto”, com roteiro, direção e produção de Tomás Amaral. Na parte da tarde, a oficina Cartões Amor e Amizade tem ênfase nos Cartões de Guignard para Amalita, um dos principais itens do acervo da instituição.

Na segunda (26) a pesquisadora Ana Clara Borges apresenta sua pesquisa Guignard na Fundação Osório (Rio de Janeiro), instituição militar de atendimento a crianças órfãs em que o artista atuou como professor na década de 1930.

Fechando a VII Semana Guignard, será realizado o “II Módulo da Oficina Cores e Terras de Ouro Preto”, ministrada pela equipe do Museu de Ciências da Terra da Universidade Federal de Viçosa-MG, direcionada a professores da Rede de Ensino de Ouro Preto. A atividade será realizada de 27 a 29 de junho.

Alem do patrocínio da PETROBRAS, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a VII Semana Guignard tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Grande Hotel de Ouro Preto, da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais e de empresários locais.

Alberto da Veiga Guignard

Nasceu em Nova Friburgo (Rio de Janeiro) em 1892 e aos 11 anos, mudou-se para a Europa com a família. Lá permaneceu por mais de vinte anos, estudando desenho e pintura em importantes academias na Itália e Alemanha. De volta ao Brasil, em 1929, fixou-se no Rio de Janeiro, instalando seu ateliê no jardim Botânico. No ano seguinte, iniciou a carreira de professor de arte, passando a ensinar desenho e pintura para crianças na Fundação Osório. Em 1940, transferiu-se para a cidade de Itatiaia, também no Rio de Janeiro, onde passou curtas temporadas. Associado a um grupo de jovens amigos artistas, em 1942 organizou um ateliê coletivo, que se chamou a Nova Flor de Abacate. Dois anos depois, a convite de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, mudou-se para a capital mineira.

À frente da escola de pintura que hoje traz o seu nome, Guignard teve papel decisivo na formação da geração de artistas modernistas mineiros. Viajava a Sabará, Lagoa Santa e, com mais frequência, a Ouro Preto, cidade que lhe inspirou e onde residiu nos últimos anos de sua vida. Morreu em Belo Horizonte, em 1962, e está sepultado, conforme seu desejo, na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto. É considerado um dos maiores pintores brasileiros do século XX.

Museu Casa Guignard – MCG: Vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Inaugurado em 1986, reúne acervo de desenhos, pinturas, ilustrações, objetos de trabalho e de uso pessoal do artista, fotografias e documentos textuais, que foram adquiridos por meio de doação e compra. Destacam-se a coleção de cartões produzidos pelo artista para Amalita Fontenelle, além de retratos, violão e cama, estes dois últimos com superfícies revestidas por pintura decorativa. Centro de pesquisa e memória da vida e obra de Guignard, o museu oferece uma diversificada programação de ações culturais e educativas baseadas na trajetória do artista como mestre e professor, oficinas, visitas orientadas e ciclo de palestras.

 

VII SEMANA GUIGNARD

Ouro Preto - 23 a 29 de junho de 2017

Programação

Dia 23/06 (sexta-feira)

19h - Abertura de Exposições:

  • Exposição de Longa Duração, com o novo módulo expositivo Guignard Ilustrador
  • Sala de Exposições Temporárias - Álbum Guignard, reprodução das 23 ilustrações veiculadas no Suplemento Artes e Letras do jornal A Manhã do Rio de Janeiro, em 1942 e 1943, com edição de Múcio Leão

Lançamentos:

  • Catálogo da Exposição de Longa Duração
  • Livro de Dedicatórias para Guignard - Edição Fac-similar do Livro de Ouro mantido por Guignard entre 1937 e 1959, composto por cartas, dedicatórias, poemas, desenhos e outras homenagens prestadas por seus amigos, alunos e admiradores, acompanhada de encarte com a transcrição de todo o seu conteúdo
  • Livro Exposição em Inglês e Espanhol

Ação inclusiva de atendimento a pessoas com deficiência visual:

  • Disponibilização do texto do Catálogo da Exposição de Longa Duração em Braille

Local: Museu Casa Guignard

21h - Show Bontempo Trio

Local: Palco em frente ao Museu Casa Guignard

Dia 24/06 (sábado)

11h - Palestra sobre a trajetória artística de Guignard ministrada por Frederico Morais

Local: Grande Hotel de Ouro Preto – Auditório

16h – Apresentação musical no Palco Rosário

Local: próximo à Igreja do Rosário

18h – Cortejo com a participação de banda popular saindo do Rosário em direção à Rua Direita

20h – Noite de São João, com apresentação de quadrilhas e show da Banda Candonguero

Local: Palco em frente ao Museu Casa Guignard

Dia 25/06 (domingo)

11h – Lançamento do vídeo Passos de Guignard - Do Mundo para Ouro Preto, com roteiro, direção e produção de Tomás Amaral, direção de fotografia e som direto de Thiago Gonçalves, animação de Roberto Frank, edição de Arthur B. Senra e pesquisa de Gélcio Fortes

11h30 - Mesa de conversa com os realizadores do vídeo

Local: Museu Casa Guignard – porão

A partir de 13h – Almoço temático com cardápio destacado por Guignard em um desenho da série Cartões de Guignard para Amalita

Local: Restaurante Bené da Flauta – Rua Francisco de Assis, 32 – Centro.

(Os interessados devem visitar o Museu Casa Guignard e requisitar o cartão que dará descono para pagamento deste almoço)

14 às 15h – Oficina Cartões Amor e Amizade

Ministrada pela equipe do educativo do Museu, com ênfase nos Cartões de Guignard para Amalita, um dos principais itens do acervo da instituição

Público: Crianças e jovens a partir de 6 anos

Vagas: 20

Local: Museu Casa Guignard

15h – Cortejo com a participação de banda popular saindo do palco em frente ao Museu Casa Guignard em direção ao bairro Antônio Dias

16h – Show Forró de Bolso no Palco Antônio Dias

Local: Largo Marília de Dirceu – Antônio Dias

Dia 26/06 (segunda-feira)

18h – Apresentação por Ana Clara Borges da pesquisa Guignard na Fundação Osório (Rio de Janeiro), instituição militar de atendimento a crianças órfãs em que o artista atuou como professor na década de 1930

Local: Museu Casa Guignard

Dias 27 a 29/06 (terça a quinta-feira)

14 às 18h - II Módulo da Oficina Cores e Terras de Ouro Preto

Ministrada pela equipe do Museu de Ciências da Terra da Universidade Federal de Viçosa-MG

Público: Professores da Rede de Ensino de Ouro Preto

Local: Museu Casa Guignard

SERVIÇO

Evento: VII Semana Guignard

Data: 23 a 29 de junho de 2017

Entrada: Gratuita

Local:Museu Casa Guignard

Rua Conde de Bobadela (Rua Direita) nº 110 – Ouro Preto/MG

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira de 12 às 18h, sábado, domingo e feriado de 10 às 15h

Informações e agendamentos: (31) 3551 51 55

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Imprensa: Angelina Gonçalves – (31) 3269-1109 | 9 8876-8987

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos