marcaminas

 

Filarmônica de Minas Gerais recebe pianista Leonardo Hilsdorf


 

 /Leonardo Hilsdorf/ Crédito: Maria Calfopoulos

O premiado pianista brasileiro Leonardo Hilsdorf apresenta-se com a Filarmônica de Minas Gerais nos dias 20 e 21 de julho, às 20h30, na Sala Minas Gerais,e interpreta o Concerto para piano nº 1 em mi menor, deChopin.Ainda no repertório, Horizontes, de Miranda, e Sinfonia Fantástica, de Berlioz. A regência é do maestro Fabio Mechetti. Ingressos entre R$ 20 (meia) e R$ 105 (inteira). O compositor de Horizontes, o carioca Ronaldo Miranda, virá ao concerto assistir à execução de sua obra.

Antes das apresentações, das 19h30 às 20h, o público poderá participar dos Concertos Comentados, palestras que abordam aspectos do repertório. Palestrante das duas noites, o clarinetista Principal da Orquestra, Marcus Julius Lander, irá conduzir o público pelos detalhes da Sinfonia Fantástica, de Berlioz, trama orquestral que retrata as fantasias e paixões de um jovem músico sob o efeito do ópio.

Estes concertos são apresentados pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Itaú Personnalité. Já as palestras dos Concertos Comentados são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais.

O repertório

Frederic Chopin (Zelazowa Wola, Polônia, 1810 – Paris, França, 1849) e a obra Concerto para piano nº 1 em mi menor, op. 11 (1830)

Peças criadas durante a juventude dos compositores raramente têm lugar permanente em seu repertório. Tal não é o que ocorre com os dois concertos para piano de Chopin, compostos ainda na Polônia, aos 19 anos. O Concerto nº 1 em mi menor, que será ouvido nas duas apresentações da Filarmônica, foi executado, pela primeira vez, no último dos recitais dados pelo compositor no Teatro Nacional de Varsóvia, em 1830. Depois disso, Chopin se mudou para Paris e nunca voltou à sua terra natal. Os concertos para piano de Chopin ocupam lugar de exceção na história do gênero, pois se afastam do modelo criado e consagrado por Mozart. Nas peças mozartianas, orquestra e instrumento solista estabelecem diálogos. Chopin, por sua vez, limita o papel da orquestra, que, praticamente, apenas introduz temas e interliga episódios que são desenvolvidos pelo piano. A forte personalidade artística do músico se manifesta já nessas primeiras obras, no encanto melódico e no brilhantismo da escrita para o piano.

Ronaldo Miranda (Rio de Janeiro, Brasil, 1948) e a obra Horizontes (1992/1997)

A obra de Ronaldo Miranda divide-se em quatro fases: estudantil; atonalismo livre; neotonalismo ou neorromantismo; e, hoje, uma síntese das outras, com uso de técnicas tradicionais e modernas. Em sua carreira, o compositor tem escrito para formações diversas, da exploração de instrumentos solo a combinações camerísticas, orquestra, coro e ópera. Criada para grande orquestra, Horizontes foi feita para as comemorações dos 500 anos de descobrimento da América. O título alude aos novos horizontes que se abririam – nem sempre auspiciosos – com a chegada dos espanhóis a este lado do Atlântico. A peça, que sintetiza as técnicas composicionais desenvolvidas nas muitas fases do compositor, estreou em 1993, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob direção de Mário Tavares, na programação da Bienal Brasileira de Música Contemporânea.

Hector Berlioz (La Côte Saint-André, França, 1803 – Paris, França, 1869) e a obra Sinfonia Fantástica, op. 14 (1830)

Figura central do Romantismo musical europeu, Berlioz também se destacava como ensaísta e intelectual, com apreço por Shakespeare e Goethe. Tal comprometimento com a poética transborda em suas óperas, cantatas e sinfonias, devido ao conteúdo dramático revelador das paixões humanas. A Sinfonia Fantástica representa uma revolução na história do gênero sinfônico. Ao partir da sugestão descritiva presente na Sinfonia Pastoral de Beethoven e sempre atento às formas clássicas, Berlioz cria uma Sinfonia que irá influenciar o gênero dali pra frente e também os poemas sinfônicos de Liszt. Na Fantástica, o compositor usa um tema recorrente, a idée fixe, célula musical que percorre, ciclicamente, toda a composição. A necessidade de exprimir diversos estados conflitantes de espírito influencia a escrita e a estrutura da obra, com contrastes de dinâmica e orquestração, possibilitando um novo universo de ritmos, melodias e harmonias.

Maestro Fabio Mechetti

Desde 2008, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Com seu trabalho, Mechetti posicionou a orquestra mineira nos cenários nacional e internacional e conquistou vários prêmios. Com ela, realizou turnês pelo Uruguai e Argentina e realizou gravações para o selo Naxos. Natural de São Paulo, Fabio Mechetti serviu recentemente como Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia, tornando-se o primeiro regente brasileiro a ser titular de uma orquestra asiática. Depois de quatorze anos à frente da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, Estados Unidos, atualmente é seu Regente Titular Emérito. Foi também Regente Titular da Sinfônica de Syracuse e da Sinfônica de Spokane. Desta última é, agora, Regente Emérito. Foi regente associado de MstislavRostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela dirigiu concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Da Orquestra Sinfônica de San Diego, foi Regente Residente. Fez sua estreia no Carnegie Hall de Nova York conduzindo a Orquestra Sinfônica de Nova Jersey e tem dirigido inúmeras orquestras norte-americanas, como as de Seattle, Buffalo, Utah, Rochester, Phoenix, Columbus, entre outras. É convidado frequente dos festivais de verão nos Estados Unidos, entre eles os de Grant Park em Chicago e Chautauqua em Nova York.

Realizou diversos concertos no México, Espanha e Venezuela. No Japão dirigiu as orquestras sinfônicas de Tóquio, Sapporo e Hiroshima. Regeu também a Orquestra Sinfônica da BBC da Escócia, a Orquestra da Rádio e TV Espanhola em Madrid, a Filarmônica de Auckland, Nova Zelândia, e a Orquestra Sinfônica de Quebec, Canadá. Vencedor do Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko, na Dinamarca, Mechetti dirige regularmente na Escandinávia, particularmente a Orquestra da Rádio Dinamarquesa e a de Helsingborg, Suécia. Recentemente fez sua estreia na Finlândia, dirigindo a Filarmônica de Tampere, e na Itália, dirigindo a Orquestra Sinfônica de Roma. Em 2016 estreou com a Filarmônica de Odense, na Dinamarca.

Igualmente aclamado como regente de ópera, estreou nos Estados Unidos dirigindo a Ópera de Washington. No seu repertório destacam-se produções de Tosca, Turandot, Carmem, Don Giovanni, Così fan tutte, La Bohème, Madame Butterfly, O barbeiro de Sevilha, La Traviata e Otello. Fabio Mechetti recebeu títulos de mestrado em Regência e em Composição pela prestigiosa Juilliard School de Nova York.

Leonardo Hilsdorf, piano

Expoente da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf tem se apresentado no Brasil, nos EUA e na Europa. Aclamado pela crítica especializada, é, hoje, um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elisabeth da Bélgica, onde trabalha sob os cuidados de Maria João Pires. Venceu competições na América e na Europa – Concurso Internacional de Piano Adilia Alieva 2012; Concurso Pianale KlavierAkademie 2011; União Europeia de Concursos de Música para a Juventude 2011. Em 2012, foi reconhecido com o prestigioso prêmio Nadia et Lilit Boulanger. Em 2016, obteve o terceiro prêmio no Concurso internacional de Colônia KRK. No Brasil, ganhou os concursos Jovens Instrumentistas do Brasil, Artlivre, Villa-Lobos e Paulo Giovaninni, dentre outros. Vencedor do I Concurso Grieg Nepomuceno 2005, gravou CD dedicado aos dois compositores. Em 2016, recebeu o primeiro prêmio, por unanimidade, no Concurso Internacional J. J. C. Yamaha do México e foi eleito, no Brasil, Jovem Talento do ano pela revista Concerto.

Em 2007, abriu dois recitais de Nelson Freire, na Sala Cecília Meireles, no Rio, e no Theatro Municipal de São Paulo, com elogios da crítica especializada. Hilsdorf se apresentou em salas como Concertgebouw, Flagey, Bozar, Maison de la Radio e BeethovenHaus, e atou, em masterclasses, com Leon Fleisher, Garrick Ohlsson, Jean-Yves Thibaudet, Robert Levin e Dmitry Bashkirov. Foi solista com a Filarmônica da Radio France, Orchestre Royal de Wallonie e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Na Europa, gravou para France Musique e Musiq3; no Brasil; para Rádio e TV Cultura e Rádio MEC. Bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob cuidados de Eduardo Monteiro, foi aceito, aos 20 anos, no mestrado em Performance do New England Conservatory, em Boston, sob orientação de Wha Kyung Byun e Russell Sherman. Em 2014, por unanimidade, recebeu o “Diploma de Concertista”, mais alta distinção em Performance da Ecole Normale de Musique de Paris Alfred Cortot. Hoje, estuda com Claudio Martinez Mehner, na escola de música de Colônia (Alemanha). Seus estudos no exterior têm apoio de BNDES e DAAD, além dos fundos Haas-Teichen e Buttenweiser.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2008. Após meses de intenso trabalho, músicos e público viam um sonho tornar-se realidade com o primeiro concerto da primeira temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Criada pelo Governo do Estado e gerida pela sociedade civil, nasceu com o compromisso de ser uma orquestra de excelência, cujo planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal.

De lá pra cá (dados até dezembro de 2016):

820 mil pessoas ouviram a Filarmônica ao vivo

641 concertos foram realizados

835 obras foram tocadas

242 compositores brasileiros e estrangeiros foram interpretados

52 estreias mundiais e 11 encomendas foram apresentadas

93 concertos foram realizados no interior de Minas Gerais

27 concertos foram realizados em cidades do Norte ao Sul do país

5 concertos aconteceram em cidades da Argentina e Uruguai

6 álbuns musicais foram lançados, sendo 3 deles internacionais

513 notas de programa foram produzidas

115 webvídeos foram disponibilizados

56 mil fotografias registraram esse desenvolver da história

318 concertos foram gravados

4 exposições temáticas sobre música sinfônica foram montadas

3 livros sobre a formação de uma orquestra foram publicados

1 DVD de iniciação à música orquestral foi criado

92 músicos estão trabalhando

18 nacionalidades convivem em harmonia

60 mil oportunidades de trabalho foram abertas

3.320 assinaturas apoiam a programação artística

7 prêmios de cultura e de desenvolvimento foram recebidos

Agora, em 2017, a Filarmônica apresenta sua décima temporada e continua contando com a participação de grandes músicos para celebrar a Música e o respeito conquistado junto ao público.

SERVIÇO

Série Presto

20 de julho – 20h30

Sala Minas Gerais

Série Veloce

21 de julho – 20h30

Sala Minas Gerais

Fabio Mechetti, regente

Leonardo Hilsdorf, piano

MIRANDA         Horizontes

CHOPIN             Concerto para piano nº 1 em mi menor, op. 11

BERLIOZ             Sinfonia Fantástica, op. 14

Ingressos: R$ 40 (Balcão Palco e Coro), R$ 50 (Mezanino), R$ 62 (Balcão Lateral), R$ 85 (Plateia Central) e R$ 105 (Balcão Principal).

Meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, de acordo com a legislação.

Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

Funcionamento da bilheteria:

Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Bairro Barro Preto

De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 21h.

Aos sábados, das 12h às 18h.

Em sábados de concerto, das 12h às 21h.

Em domingos de concerto, das 9h às 13h.

São aceitos cartões com as bandeiras Amex, Aura, Redecard, Diners, Elo, Hipercard, Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron.

Informações para imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (31) 99788-3029

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos