marcaminas

 

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas promove Mostra Coletiva com 24 artistas


Em abril deste ano, o Centro Cultural SESIMINAS convidou 24 artistas que são referência no cenário cultural mineiro para embarcar no “De Corpo Presente”, novo projeto de sua Galeria de Arte. Desde então eles têm atuado com um objetivo em comum: ampliar a interação entre espectador e obra, fazendo da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS um espaço onde o visitante possa partilhar da criação e da produção artística. Nos últimos oito meses, por meio de exposições, performances, instalações, mostras de vídeo, palestras, rodas de conversas e oficinas, o público foi incentivado a percorrer o trabalho desenvolvido no espaço expositivo para vivenciar novas maneiras de entendimento das artes visuais. Agora, concluindo o projeto, todos os artistas se reúnem para uma mostra coletiva que ficará em cartaz de 14 a 26 de novembro de 2017. A entrada é gratuita e a participação do público, fundamental.

A mostra coletiva conta com a participação dos artistas Paulo Nazareth, Tatiana Cavinato, Warley Desali, Loreno Ross, Paula Lanza, Bianca de Sá, Mariana Zande, Christina Fornaciari, Juliana Gontijo, Karo Botura, Efe Godoy, Arthur Camargos, Tiago Macedo, João Maciel, William Gomes, Gilmara Oliveira, e dos coletivos Garagem 84-i, Vespa Víbice e Hunko Coletivo. A curadora da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS, Esther Mourão, explica que ao selecionar o grupo de artistas, reunindo-os em um mesmo espaço físico simultaneamente, a proposta não foi buscar uma espécie de uniformidade visual ou reducionismo estético. “Respeitando a individualidade de cada um, procuramos uma ampliada visão da produção das artes visuais de uma geração de artistas, tendo como critério apenas a potência da expressão da proposta de ocupação coletiva ou não apresentada por eles, independentemente da linguagem ou técnica”.

Ao longo desses meses, também foram produzidos registros imagéticos e textuais sobre as ações que a aconteceram no espaço expositivo. Esse material se transformou no Livro do Artista, que será lançado e apresentado ao público no dia 24 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural SESIMINAS. “O que se mostra neste catálogo é o resultado de oito meses de trabalho e muita dedicação. Esses 24 artistas nos deram uma visão do presente e um vislumbre do futuro do que poderá vir a ser a arte em tempos social e politicamente caóticos”, completa. 

Artistas e trabalhos que farão parte da mostra coletiva

Canteiro de Obras - Warley Desali, Loreno Ross e Paula Lanza

O Canteiro de Obras proposto pelos artistas Warley Desali, Paula Lanza e Loreno Ross, serviu de espaço tanto para a realização de oficinas com a participação, do público passante e funcionários, quanto para o “armazenamento de materiais, fazendo uma analogia com o atelier do artista” durante todo o período de desenvolvimento do projeto.

Zeladoria - João Maciel

Zeladoria é uma proposta de ação e intervenção do artista João Maciel que, utilizando de determinadas medicinas e técnicas ancestrais, objetiva auxiliar no cuidado com o campo físico, psíquico, energético e astral do ambiente expositivo e das pessoas que nele trabalharem e transitarem. O trabalho e seu desenvolvimento tem caráter de uma ação amistosa, com foco em ajudar na calibração e manutenção da energia positiva e do bem estar. É performance, instalação, work in process, curandeira.

Troco desenhos - Juliana Gontijo

Nesta ação a artista Juliana Gontijo monta uma banca na entrada da Galeria de Arte Sesiminas e convida o público a estabelecer uma negociação com ela. A proposta da artista é fazer um desenho em troca de qualquer coisa que o visitante disponibilize. O tamanho, técnica e tema do desenho serão escolhidos pela artista a partir dessa negociação. A ação pretende envolver o público no fazer artístico e mostrar que os artistas atuam não somente movidos por uma inspiração, mas movidos pelo trabalho. O objetivo é mostrar que ser artista é uma profissão e não um dom.

Identidades - Daniela Marques

O ensaio fotográfico proposto por Daniela Marques faz uma alusão às fotografias utilizadas em documentos de identidade - tipo específico de imagem usada para identificar a singularidade dos indivíduos A série fotográfica visa, de forma sutil, provocar conversas sobre as questões de gênero da atualidade e versar sobre a fragilidade masculina e sua representação social. O público é abordado e convidado a ser fotografado de batom e participará de todo o processo de variados métodos de revelação fotográfica.

Retrato Falado - Daniela Marques

Quando a fotografia ainda não era usada como registro para identificação pessoal, as cadeias de Minas Gerais prendiam os réus preenchendo uma ficha que continha informações básicas como o nome do réu, alcunha, filiação, profissão, natureza do crime dentre outros. Essa descrição reduz as particularidades físicas dos sujeitos ou até mesmo sua autorrepresentação. Tomando como fonte de investigação tais fichas, é possível imaginar os equívocos decorrentes de características físicas atribuídas aos réus, bem como especular quantos réus teriam sido presos ou sofrido punições sem ter praticado um crime. A proposta expositiva de Daniel Marques traz à luz essas reflexões.

Dialógica - Bianca de Sá

A artista Bianca de Sá aborda experimentos em fotografia, seus processos digitais e analógicos e intervenções artísticas, por meio, principalmente, de lambe-lambe. As experimentações contam com momentos de produção dentro da Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas e em seu entorno, com o público espontâneo.

Mural Colaborativo - Hunko coletivo

Composto por Alexsandro Trigger, Christopher Paula, Raique Nic e Pico, o Hunko coletivo surge a partir da necessidade de quatro artistas que se uniram para produzir e executar ações que nascem das vivências relativas a todos, utilizando de uma materialidade simples e tomando como base o conceito da “produção na tora”.

O coletivo busca construir narrativas a partir de recortes e fragmentos do cotidiano, retratados de diversas formas. Sem uma direção certa, as ações ocorrem de diversos pontos de partida afim de criar uma organicidade única a cada uma delas. O resultado é algo que mostra a influência de cada artista, contendo a individualidade de suas pesquisas mesclada ao diálogo da produção coletiva.

Encontros - Mariana Zande

A proposta “Encontros” parte da junção das linguagens da escrita, desenho e design. A partir de uma vivência no Centro Cultural Sesiminas e seu entorno, a artista Mariana Zande propõe uma exposição de construção colaborativa com os funcionários e frequentadores do espaço e a comunidade local. Os “Encontros” são acontecimentos, diálogos e ideias que surgirem nesse convívio. A palavra, o desenho e design também se encontram para falar da experiência a serem vivenciados pela artista. Os espaços da Biblioteca e da Galeria de Arte fazem parte desses encontros e linguagens, fomentando uma produção que só ganha sentido no diálogo.

Transitivos: vivencias em zonas de passagem - Tiago Macedo

Projeto de pesquisa visual proposto pelo artista Tiago Macedo, que tem o objetivo de traçar uma relação entre o espaço da Galeria de Arte e as pessoas que trabalham no Centro Cultural Sesimina,  que moram no bairro de Santa Efigênia, na cidade de Belo Horizonte, por meio da pintura de retratos. A Galeria de Arte se transforma em um espaço de construção de um ateliê de pintura público que se configura organicamente, criando significados para além de um local de passagem ou de visita.

Gravura Presente, Corpos em Resistência - Garagem 84-i

A Garagem 84-i, ateliê aberto de investigação e difusão das artes gráficas, propõem debates, atividades e apontamentos sobre o tema: “Gravura presente, Corpos em Resistência”, convidando os participantes a construir novas teias de pensamentos à partir dessa dinâmica.

DESENHA, Carne Que Pula - Karo Botura, Efe Godoy, Arthur Camargos, Jeannie Helennie

Trata-se de um projeto de residência em artes vivas que busca entrelaçar desenho, movimento, som, instalação e processos coletivos de criação e compartilhamento, explorando a arquitetura e as atividades regulares que acontecem no Centro Cultural Sesiminas. O público é convidado a intervir no movimento-desenho que estiver sendo proposto pelos artistas.

VESPA * Lo cura - Vespa Víbice

A proposta do grupo Vespa Víbice prevê a realização de happenings/simulacros de performances sociais. Elas sãp abordadas de maneira a subverter suas lógicas e questionar as máscaras e papéis sociais que desenvolvemos, recebemos, adaptamos, gerenciamos, a fim de gerar uma problematização acerca do que nos forma e de nosso poder de transformação.

Cujo Corpo - Christina Fornaciari

“Cujo Corpo” é uma intervenção processual realizada pela artista Christinba Fornaciari no espaço da Galeria de Arte e seu entorno. A ação se inicia com a realização de uma performance duracional, aberta à participação do público. Os ecos dessa ação serão acrescentados ao espaço da Galeria, como vestígios. A ação tem o objetivo de difundir, estimular e discutir a arte da performance e oferecer oportunidades de fruição de performances ao vivo.

Entre a passagem e o movimento - William Gomes

Trata-se de uma série fotográfica criada por William Gomes a partir de conversas com diversas pessoas que se relacionam direta e indiretamente com o Centro Cultural Sesiminas. Com cada pessoa foi explorado um tema, como: expectativa, proximidade, transição, palavra e interrupção. E a partir desse contato foi possível ter uma aproximação maior de suas identidades e daquilo que os diferencia, assim como o que os coloca em diálogo com o mundo.

Ao som de Paulo Sérgio – Paulo Nazareth

O trabalho surgiu quando o artista, que se chama Paulo Sérgio da Silva, percebeu que sempre que retornava de uma viagem internacional ficava muito tempo na Polícia Federal para comprovar sua identidade. Isto porque há outros 177 homônimos com pendências com a polícia. E foi a partir dessa coincidência que Nazareth criou a mostra. O trabalho reúne 13 desenhos que ilustram quem são esses “Paulos Sérgios” e quais são suas histórias. Para compor a mostra, o artista usa como trilha as canções de outro homem de mesmo nome, o cantor capixaba Paulo Sérgio, lembrado como um grande nome da música romântica nacional.

Centro Cultural SESIMINAS

Criado em 1990, o Centro Cultural SESIMINAS é considerado um dos mais modernos complexos culturais do Brasil. O espaço abriga o Teatro SESIMINAS e o Teatro De Bolso SESIMINAS, que possuem infraestrutura completa para receber espetáculos de teatro, dança e música. A estrutura física da instituição conta, ainda, com a Galeria de Arte SESIMINAS, espaço dedicado à produção e à exposição artística, e com a Biblioteca do SESIMINAS, que reúne acervo com mais de 38 mil exemplares. Também integra o complexo o Centro de Memória do Sistema FIEMG, que preserva, pesquisa e divulga a história das entidades que compõem o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG e também dos sindicatos patronais filiados.

E, para dar vez ao fazer artístico, o Centro Cultural SESIMINAS mantém as Escolas de Cultura, que convidam o industriário e a comunidade a descobrir e a aprofundar seus talentos. Outra importante frente do Centro Cultural é a Cia. de Dança SESIMINAS, fundada em 1990 e composta por um grupo de jovens bailarinos de formação clássica. Na Orquestra Jovem, por meio de prática musical coletiva bem orientada, professores e alunos tocam juntos e levam ao público apresentações enriquecedoras e didáticas. O Coral SESIMINAS é um dos mais antigos corais de Belo Horizonte e atua levando entretenimento ao público e fortalecendo a cultura. Há, ainda, a Orquestra de Câmara SESIMINAS, criada para levar ao industriário e à sociedade o repertório camerístico de boa qualidade. A Orquestra e o Coral são regidos pelo maestro Marco Antônio Maia Drumond.

SERVIÇO:

Mostra Coletiva “De Corpo Presente”

De 14 a 26 de novembro de 2017

De terça a domingo, das 9h às 18h

Entrada gratuita

Lançamento do Livro do Artista

24 de novembro de 2017, sexta-feira

Às 19h30

Entrada gratuita

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas

Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

Informações: 3241-7181 / www.centroculturalsesiminasbh.com.br

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos