marcaminas

 

Seminário do BDMG Cultural comemora aniversário de Belo Horizonte


 

No mês do aniversário da cidade, o BDMG Cultural realizará o Seminário  Escrita, memória, movimento: BH 120 anos. Em pauta, temas relacionados à história da fundação da capital, à sua memória, à sua arquitetura, à sua cultura, às atuais formas de convivência urbana e  ao meio ambiente . O encontro, nos dias 14 e 15 de dezembro, no auditório Marco Túlio, na sede do BDMG, contará com a presença de importantes pesquisadores sobre a história de BH. O acesso será gratuito. Não será necessário realizar inscrição.

Ao todo, serão cinco mesas com as participações de Augusto Carvalho Borges, Bruno Viveiros , Carlos Antônio Leite Brandão, João Antônio de Paula , Maria Eliza Linhares Borges, Regina Horta Duarte, Sérgio Alcides, Tito Flávio de Aguiar,e Wander Melo Miranda.

Bruno Viveiros - Crédito: Isabelle Chagas

“O que a cidade de Belo Horizonte como espaço de história e de cultura se tornou na altura dos seus 120 anos? Como ela se transformou? O que restou da utopia dos seus idealizadores? Estas perguntas podem ser um bom ponto de partida para pensarmos juntos sobre a cidade que herdamos, sobre a cidade que temos, e a cidade que queremos”, afirma a responsável pela curadoria do seminário, a professora Eliana Dutra, da UFMG. 

O desafio proposto aos conferencistas do seminário é o de procurar novas chaves interpretativas para os dilemas do espaço público que a modernidade belo-horizontina formatou, assim como para os novos desafios colocados nos espaços da cultura, da natureza, e do meio ambiente da cidade. “ Nossa cidade é escrita como um texto nunca finalizado, e por milhares de mãos, dos seus traçados, da sua forma material e arquitetônica, às suas expressões poéticas e memoriais. Belo Horizonte é uma cidade em contínuo movimento. Seja pela variedade das vivências que comporta,, pela diversidade das experiências e das práticas sociais que acolhe, pelas investidas da sociabilidade popular contra a pobreza da cidade moderna a que assiste, pelas intervenções divergentes e a pluralidade de apropriações que seu espaço permite, seja pela sociabilidade que reinventa seus espaços físicos e simbólicos e suas supostas destinações”, explica Eliana sobre a importância de se olhar para a nossa cidade nestes 120 anos.

Um balanço crítico sobre as questões da nossa cidade, como será realizado no seminário, pode fazer com que elementos férteis brotem para o esboço de novas figurações de futuro para a cidade. Para Rogério Faria Tavares, presidente do BDMG Cultural, este encontro oferecerá um espaço privilegiado para uma reflexão profunda e sofisticada, estimulada por intelectuais que se dedicam a estudar a cidade: “O evento é a contribuição do BDMG Cultural para o avanço das pesquisas e dos debates públicos sobre a capital. Quanto mais e melhor pensarmos sobre ela, mais chances teremos de melhorá-la e de aperfeiçoar nossa relação com ela e com o que ela oferece”.

Programação:

14 de dezembro

Abertura: 8h30

Mesa 1 (9h às 12h) – Belo Horizonte entre Palavras e Formas – O que restou da modernidade?

Carlos Antonio Brandão – 9h às 10h

Wander Melo de Miranda – 10h30 às 11h30

Mesa 2 (14h às 17h) – Nas Margens da Cidade: criar e habitar no silêncio dos gestos do trabalho

Maria Eliza Linhares Borges – 14h às 15h

Tito Flávio de Aguiar – 15h30 às 16h30

15 de dezembro

Mesa 3 (9h às 12h) -  Atritos no Tempo – Elaborações memoriais e poéticas das percepções da Capital

Sérgio Alcides – 9h às 10h

Bruno Viveiros – 10h30 às 11h30

Mesa 4 (14h às 17h) – Movimentos contra Linhas – Limites e transgressões dos espaços na natureza e na cultura belo-horizontinas

Regina Horta Duarte – 14h às 15h

Augusto Carvalho Borges – 15h30 às 16h30

Encerramento: 17h30 às 18h30

Que horizontes para Belo Horizonte?

João Antônio de Paula

Conheça a curadora do evento e os conferencistas:

- Eliana Dutra (curadora)

Eliana de Freitas Dutra é professora titular do departamento de História da UFMG, professora no programa de Pós-Graduação em História pela mesma instituição, vice-presidente do International Committee of Historical Sciences e pesquisadora 1A do CNPq. Foi membro do Conselho Diretor do IEAT/UFMG, de 2011 a 2013 e é autora de diversos livros. Eliana também é organizadora das obras coletivas L’Imprimé dans la Construction de la Vie Politique; O Brasil em Dois Tempos; Política, Nação e Edição; BH. Horizontes Históricos.

- Augusto Carvalho Borges

Augusto Carvalho Borges é graduado e mestre em História pela UFMG. Atualmente, é assistente de pesquisa da mesma instituição pelo Projeto República. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, com atuação nos temas republicanismo, cinema e culturas políticas.

- Bruno Viveiros

Bruno Viveiros faz doutorado em História, na UFMG. É autor do livro Som Imaginário: a reinvenção da cidade nas canções do Clube da Esquina e curador da exposição “Canção Amiga – Clube da Esquina”, pelo Centro de Referência da Música de Minas (CRMM / UFMG). Bruno é pesquisador do Projeto República, núcleo de pesquisa, documentação e memória, da UFMG, e é produtor do programa Decantando a República, da rádio UFMG Educativa.

- Carlos Antônio Leite Brandão

Professor titular da Escola de Arquitetura da UFMG e pesquisador do CNPq, Carlos Antônio de Leite Brandão foi diretor da mesma instituição e presidiu o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da universidade. Graduou-se em Arquitetura e fez mestrado e doutorado em Filosofia também pela UFMG, e pós-doutorado na École des hautes études em sciences sociales (EHESS), em Paris. Suas pesquisas e diversas publicações concentram-se na história, na teoria e na filosofia da arte, da arquitetura e da cidade, com ênfase no renascimento, na antiguidade e na contemporaneidade.

- João Antônio de Paula

Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em economia pela Unicamp e doutor em história econômica pela USP, João Antônio de Paula é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar. Foi Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento e Pró-Reitor de Extensão da UFMG. Tem experiência nas áreas de economia e história, com ênfase em história econômica e economia política, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, meio ambiente, história econômica, economia mineira, cidades.

- Maria Eliza Linhares Borges

Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, Maria Eliza Linhares Borges é doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É pós-doutora em Cultura Visual, pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do núcleo de história oral da FAFICH.

- Regina Horta Duarte

Regina Horta Duarte é professora titular do Departamento de História da UFMG. Publicou vários artigos em revistas brasileiras e internacionais. É membro fundador da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de História Ambiental. Foi editora chefe das revistas HALAC, Revista Brasileira de História e da Varia Historia. Atuou como professora visitante na University of Texas in Austin e na Universidad de Costa Rica. Atualmente, pesquisa a história dos zoológicos da América Latina, nas primeiras décadas do século XX. Regina possui um canal no Yotube sobre história ambiental, com dezenas de programas disponíveis, intitulado As 4 Estações UFMG, além de ser pesquisadora nível 1 do CNPq, e pesquisadora mineira da FAPEMIG.

- Sérgio Alcides

Formado em Comunicação Social, Sérgio Alcides exerceu a profissão de jornalista antes de fazer mestrado em História, tornando-se professor universitário. Atualmente, leciona na Faculdade de Letras da UFMG. Recebeu o Prêmio Minas de Cultura e o Prêmio Cidade do Recife por seu livro Estes Penhascos, sobre o poeta Cláudio Manuel da Costa. Sérgio escreve artigos sobre outros escritores brasileiros e estrangeiros.

- Tito Flávio de Aguiar

Tito Flávio de Aguiar é graduado em Arquitetura e Urbanismo, pela UFMG, e doutor em História pela mesma universidade. Desde 2010, é professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Minas, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Profissional em Construção Metálica. Colabora em pesquisas no Centro de Convergência de Novas Mídias (UFMG) e no Estopim – Núcleo de estudos Interdisciplinares do Patrimônio Cultural (UFMG). Foi professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como conselheiro suplente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.

- Wander de Melo Miranda

Wander de Melo Miranda é professor titular de Teoria da Literatura na UFMG e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em, Crítica Cultural (UNEB), diretor da Editora UFMG e pesquisador 1ª do CNPq. Publicou diversos livros, como Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago, Graciliano Ramos e Nações Literárias.

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 27anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço

Escrita, memória, movimento: BH 120 anos

Dias 14, de 8h30 às 17h, e 15 de dezembro, de 9h às 18h30

Auditório do BDMG – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Acesso gratuito. Não é necessária inscrição. Sujeito a lotação do espaço (200 lugares)

Mais informações: (31) 3219-8691

*Assessoria de imprensa: Luiza Serrano – (31) 3219-8691 / 99313-5508 (favor não divulgar os números)

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos