marcaminas

 

Casa Fiat de Cultura resgata memória dos territórios negros de Belo Horizonte

 

Design sem nome 16

Edição especial do Encontros com o Patrimônio online aborda o afro-patrimônio na história da cidade, com a participação do pesquisador e curador do Museu Muquifu, Padre Mauro 

 

Quais memórias, ancestralidades e tradições ecoam pelas ruas de Belo Horizonte? Cenário de muitas narrativas, a capital mineira teve parte de sua história apagada, ainda na sua construção, e esse tema será abordado pela Casa Fiat de Cultura, no Encontros com o Patrimônio “O Afro-Patrimônio na História de Belo Horizonte”, que será realizado no dia 29 de novembro, às 11h, com transmissão online. Para participar, é preciso se inscrever na Sympla, gratuitamente. Nesta edição, que valoriza as discussões antirracistas propostas pelo Dia da Consciência Negra, a historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério, convida o pesquisador e idealizador do Projeto NegriCidades e curador do Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, Padre Mauro, para um bate-papo sobre o resgate dessas memórias.

Muito se diz sobre a inovação da construção de Belo Horizonte. Projetada entre 1894 e 1897, pelo engenheiro Aarão Reis, a capital foi a primeira cidade moderna planejada do país. Com um projeto urbano muito funcional, BH era celebrada pela localização, clima ameno e o desenho da malha perpendicular das ruas. Mas se, por um lado, ela foi construída com que tinha de mais inovador, por outro, já foi pensada com perfil higienista e segregante.

A historiadora e educadora Ana Carolina ministério vai abordar os processos de gentrificação da cidade e quais características sociais pautaram o planejamento de Belo Horizonte. “A mudança da capital de Ouro Preto para a região do Arraial do Curral Del Rei foi influenciada por um viés moderno e republicano, que impactou a forma como as ruas, bairros e pontos da cidade foram distribuídos”, ressalta. Marcada pelos modos de produção escravocratas, a região que hoje abriga Belo Horizonte já dava sinais de como seria a cidade idealizada pela Comissão Construtora da Nova Capital.

O pesquisador e curador Padre Mauro fará um breve resgate histórico do afro-patrimônio do Curral Del Rei em que identifica o olhar e a ação colonizadora e hegemônica que conduziu, segundo ele, à construção de uma cidade racialmente segregada. Serão abordados alguns pontos de sua pesquisa “Os 200 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Belo Horizonte: Negligências, Silenciamentos e Resistências”, além do Projeto “NegriCidades”, que promove iniciativas como seminários, palestras, fóruns, campanhas de conscientização e ocupações em lugares da cidade que, historicamente, eram espaços dos povos negros.

Padre Mauro alega que uma cidade pertence a quem caminha por suas ruas, habita suas casas, passeia em suas praças, e visita seus museus - e não apenas por quem nasce nelas. “Andar por uma cidade e não identificar traços da presença de determinados grupos sociais, não cruzar com corpos negros que são expulsos para as periferias e favelas me faz reforçar a luta pela reocupação de todos os espaços dessa mesma cidade”, defende. “O resgate da história do Curral Del Rey com destaque para o Afro-patrimônio edificado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário é fundamental para que as próximas gerações tenham a oportunidade de se reconhecerem nesta cidade da qual somos também seus/suas construtores/as”, completa.

O Encontros com o Patrimônio “O Afro-Patrimônio na História de Belo Horizonte” é realizado pela Casa Fiat de Cultura, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e Banco Safra. A palestra conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, além de apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Expresso Nepomuceno. 

 

Ana Carolina Ministério, historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura

Responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Mediação em Arte, Cultura e Patrimônio do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. É bacharel licenciada em História e especialista em Produção e Crítica Cultural, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especialista em Cultura e Arte Barroca, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e mestra em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

 

Padre Mauro, pesquisador e curador do Muquifu

Padre Mauro Luiz da Silva (53 anos) cursa doutorado e é Mestre em Ciências Sociais; tem especialização em Psicopedagogia; graduado em Teologia e Filosofia pela PUC Minas; graduado em História e Tutela do Patrimônio Cultural, pela Universidade de Pádua/Itália. Atualmente é diretor e curador do MUQUIFU - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos; é coordenador o Projeto de Pesquisa e Centro de Documentação NegriCidade, que busca resgatar os Afro-patrimônios da capital mineira; é Pároco da Paróquia Jesus Missionário, em Belo Horizonte. Tem experiência em Arte e Museologia Social. Atua no projeto "Interrogando à educação das relações étnico-raciais no Brasil: experiências com América Ladina", vinculado à Iniciativa para a erradicação do racismo na Educação Superior da Cátedra UNESCO - Educação Superior: Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina.

 

Muquifu e o Projeto NegriCidades

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos surgiu em 2012, em Belo Horizonte, no Aglomerado Santa Lúcia. Tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas, os verdadeiros quilombos urbanos do Brasil: lugares não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. A instituição reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais. O Muquifu nasce com a proposta de ser um museu de território e comunitário, como instrumento de resistência diante do risco iminente de expulsão dos favelados dos centros urbanos; reconhecimento e preservação do patrimônio, das histórias, das memórias e dos bens culturais dos moradores dos Quilombos Urbanos e Favelas de Belo Horizonte. O Projeto NegriCidades é coordenado pelo Muquifu e realiza ações que colocam luz sobre o “apagamento” dos locais dos povos negros na história de Belo Horizonte.

 

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. A data foi criada em 2003, inicialmente como uma efeméride do calendário escolar. Em 2011 foi incluída oficialmente em âmbito nacional, sendo considerada um feriado em diversas cidades do Brasil. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695. Ele foi um dos maiores líderes negros do país e lutou contra o sistema escravagista e pela libertação dos povos negros.

 

Programação Casa Fiat de Cultura

Além do Encontros com o Patrimônio, no dia 29 de novembro, a Casa Fiat de Cultura preparou outras programações especiais, que contribuem para celebrar e refletir sobre essa importante data.

Durante todo o mês, sempre às quintas-feiras, é realizada a visita mediada online da exposição Mau Olhado, Bem Olhado II, dos artistas Janaína Leite e Wagner Viana, preparada pelo programa educativo da Casa Fiat de Cultura. A exposição é composta por cinco obras, desenvolvidas em conjunto pelos artistas, em processo criativo pensado a partir da construção de histórias. O trabalho desenvolvido pelos artistas começa a partir da afirmação do corpo negro, seus afetos e políticas.

O visitante poderá agendar um percurso temático à mostra “Mau Olhado, Bem Olhado II e participar de uma mediação online nos dias 12 e 26 de novembro, e 10 de dezembro, às 10h, e nos dia 19 de novembro, 3 e 17 de dezembro, às 16h.  O agendamento gratuito deve ser feito ou pela Sympla (https://www.sympla.com.br/casafiatdecultura). Já grupos de escolas que tiverem interesse em fazer a visita virtual em outro horário, devem contatar o Programa Educativo no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para marcar a data do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, Janaína Barros e Wagner Leite Viana, artistas da  exposição “Mau Olhado, Bem Olhado II”, apresentam a videoperformance “A roupa é vermelha de terra”, no YouTube da Casa Fiat de Cultura. Uma reflexão sobre os corpos feminino e masculino negros em uma interação que reflete os afetos e sua dimensão política na formação da família negra.

 

SERVIÇO

Exposição “Mau Olhado, Bem Olhado II, dos artistas Janaína Leite e Wagner Viana

Mediação online nos dias 12 e 26 de novembro, e 10 de dezembro, às 10h, e nos dia 19 de novembro, 3 e 17 de dezembro, às 16h.  O agendamento gratuito deve ser feito ou pela Sympla (https://www.sympla.com.br/casafiatdecultura). Já grupos de escolas que tiverem interesse em fazer a visita virtual em outro horário, devem contatar o Programa Educativo no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Videoperformance “A roupa é vermelha de terra”

Dia 20 de novembro, no YouTube da Casa Fiat de Cultura, a partir das 10h

Encontros com Patrimônio online – mês de novembro

O Afro-Patrimônio na História de Belo Horizonte

29 de novembro, das 11h às 12h30 - Bate-papo virtual

Evento gratuito, com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/Afropatrimonio

A Casa Fiat de Cultura integra o Circuito Liberdade, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos