No dia 16 de agosto, a Casa Brasil recebeu mais de 15 mil visitantes que tiveram o prazer de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a gastronomia mineira. No local, degustações de doces tipicamente mineiros (doce de leite e goiabada), queijo e cachaça foram a atração principal, além das deliciosas cervejas artesanais.
No Rio Media Center, local reservado aos jornalistas de todo mundo como suporte para a produção das matérias sobre as olimpíadas, foram distribuídos centenas de pen drives com informações, fotos e vídeos sobre Minas Gerais.
Além disso, o posto móvel preparado para receber os turistas em vários pontos do Estado, especialmente durante os jogos no Mineirão, distribuiu os materiais - Passaporte Turístico e o Guia, todos em versões em português, inglês e espanhol contendo informações de 13 segmentos turísticos, abrangendo todas as regiões do estado. Segundo dados prévios da Setur, foram realizados mais de 2 mil atendimentos durante todos os dias de jogos.
O stand no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) na área de desembarque internacional também ganhou prestigio no período de 04 a 25 de agosto. Com o Passaporte Turístico Minas2016 em mãos, a equipe da Setur apresentou diversos destinos aos interessados, inclusive os quatro Patrimônios Culturais da Humanidade localizados em Minas.
Para o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, o evento foi um sucesso. “Nossa equipe alcançou o objetivo de levar os sabores e as riquezas de Minas para o mundo. As atividades propostas foram fundamentais para a divulgação de nosso Estado”.
Mais uma vez o turismo e a gastronomia mostraram que caminham lado a lado. “Nosso foco é que esse forte elemento cultural (gastronomia) se torne uma experiência inigualável para os turistas, fazendo com que a identidade do povo mineiro seja conhecida e reconhecida mundialmente”, conclui Ricardo.