No primeiro dia do evento que aconteceu no Actuall Hotel, em Contagem, o grande foco foi a importância das redes sociais como ferramenta de comunicação para o fortalecimento do turismo no Estado.
Segundo pesquisa realizada pela Diretoria de Pesquisa e Informação Turística da SETUR, 69% das pessoas preferem planejar e executar suas viagens por conta própria. Neste sentido, levando em consideração que a internet influencia diretamente na escolha de destinos, ao dados revelam que 60% já mudaram suas opções de viagem após buscar informações por meios virtuais.
O turismólogo Jean Rodrigues, um dos responsáveis pelas redes sociais da Setur, enfatizou em suas apresentações a importância desse meio para promoção dos municípios. “Hoje os turistas buscam cada vez mais relatos e fotos de experiências em viagens, que podem ser encontradas nas redes sociais.” Como exemplo, pode-se citar o Instagram Visite Minas Gerais que em menos de dois anos de criação já possui 25 mil seguidores, em que o publico faz compartilhamentos diários, demonstrando forte engajamento com Minas Gerais.
Embasado nisso, o secretário de estado de Turismo, Ricardo Faria, afirma que “utilizar essa ferramenta de promoção é essencial para divulgar Minas Gerais nos cenários nacional e internacional. Por isso a Setur compartilha de sua experiência com os atores que fazem o turismo na ponta”.
Em sua abertura oficial, o encontro contou com a presença de cerca de 100 pessoas participantes. O evento acontecerá ainda nesta quarta-feira (31).