Crédito: Imprensa/Copasa
Na manhã de hoje (03), foi lançada a 40ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que acontece entre os dias 3 de janeiro e 2 de março em Belo Horizonte. A solenidade contou com pronunciamento da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, que, após ressaltar a importância dessa campanha para a cultura de Minas, destacou algumas ações da SEC no segmento das artes cênicas como o Cena Minas, que em sua 6ª edição aumentou a premiação em 27% e contemplou muitos projetos no interior do Estado; o edital do Prêmio Estímulo às Artes Cênicas, da Fundação Clóvis Salgado, que foi retomado em 2013 e será realizado novamente neste ano; a parceria com o Sinparc no Teatro José Aparecido Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, por meio de edital público de seleção de espetáculos; e as obras do CENA - Centro de Ensaio Abertos, no Prédio Verde do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Por fim, a Secretária Eliane complementou: "Essas ações endossam que é prática comum do Governo de Minas a construção colaborativa de políticas públicas mais ajustadas às demandas do setor. Mas sabemos que ainda há muito a ser construído, a partir de diálogo permanente e da colaboração de todos vocês".
Também estiveram presentes no lançamento, o presidente do Sinparc, organizador do evento, Rômulo Duque; o Presidente da Copasa, maior patrocinadora do evento, Ricardo Simões; o Presidente da Funarte, Guti Fraga; a Chefe da Representação do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Cesária Macedo; a Presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado; a Gestora de Planejamento e Ação Cultural do Cine Theatro Brasil, Sandra Campos; o representante da Fundação Municipal de Cultura, Cássio Pinheiro; a Presidente do Sated-MG, Magdalena Rodrigues; o Presidente da Belotur, Mauro Werkema, além de produtores, atores, patrocinadores, apoiadores e jornalistas.
Trata-se de um dos eventos mais tradicionais da cena cultural da cidade e o maior evento do mundo considerando-se sua duração, por dois meses ininterruptos. Promovida pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – SINPARC, a campanha movimenta não só a capital mineira, mas, também, Ipatinga, Juiz de Fora, Araxá e vai para Itabirito pela primeira vez. Neste ano, a expectativa é de que 440 mil pessoas assistam às peças.
Com o tema “Campanha: 40 anos de uma grande ideia”, o evento busca oferecer uma programação diversificada e a preços populares. Nesta edição, 151 peças (94 adultos, 46 infantis, 10 de dança e uma circense) integram o evento, sendo 47 espetáculos estreantes. Outra novidade é que além dos espaços usuais, como os teatros do Palácio das Artes, Sesiminas, Alterosa, as peças também serão apresentadas nos novos CCBB, Teatro Bradesco e Cine Theatro Brasil Vallourec. Regiões como Nova Lima e Barreiro também estão no roteiro da Campanha.
O presidente do Sinparc, Rômulo Duque, comemora com muito orgulho os 40 anos da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. “O tema não poderia ser outro: uma grande ideia. Uma Grande ideia que ajudou a transformar as artes cênicas de Minas Gerais . Uma grande ideia que levou teatro e dança a preço popular a mais de 5 milhões de pessoas nas suas edições. Uma grande ideia que é esperada por artistas e público ansiosamente a cada ano", diz.
A programação completa da 40ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança pode ser conferida no site www.sinparc.com.br.