Sob regência do maestro Lincoln Andrade, o Coral Lírico de Minas Gerais homenageia o compositor mineiro Fernando Brant e o Clube da Esquina, com um medley das canções Ponta de Areia; Estrela, Estrela; Bailes da Vida e Para Paula e Bebeto, durante a série Lírico no Museu. Acompanhado por piano, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado relembra a trajetória de um dos maiores nomes da música mineira. O arranjo musical é assinado por Fred Natalino e Lincoln Andrade.
Falecido em 12 de junho deste ano, Brant deixou um rico legado para a música nacional, com importante participação no Clube da Esquina, além de outros trabalhos que marcaram gerações nas vozes de artistas como Milton Nascimento. Lincoln Andrade destaca este momento do concerto como uma forma de recordar a vida e a obra de Brant. “Ele deixou uma lacuna aberta na música brasileira, na esperança por dias melhores, na utopia por justiça e na fé da amizade”, destaca.
Além dessa homenagem, o Coral Lírico apresenta obras que marcaram o primeiro semestre de apresentações da sua temporada de 2015. O destaque fica por conta da variação de idiomas presentes no repertório: o coral canta em francês, italiano, espanhol, hebraico, inglês e português.
Pela segunda vez, o CLMG interpreta a suíte Três Canções Latino-americanas, que reúne as composições Jacinto Chiclana, uma milonga campeira de Jorge Luis Borges e Astor Piazzolla, En los Surcos del Amor, canção popular argentina arranjada por Carlos Gustavino e o tango Verano Porteño, de Astor Piazzola. As peças remetem às tradições folclóricas da Argentina, como explica o maestro Lincoln Andrade. “As canções têm ritmos fortes e são muito melódicas. Um estilo que muitos ainda não conhecem e que têm uma sonoridade muito bonita para a música coral”, explica Lincoln.
O programa do concerto também traz uma sequência com trechos de duas famosas óperas: Carmen, de Georges Bizet; e Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizzetti. Da composição de Bizet, foram selecionados os coros das Cigarreiras, dos Contrabandistas, e Les Voici, da Marcha dos Toureiros. Per te d’immenso giubilo e De immenso giubilo s’innalzi un grido, trechos corais de Lucia di Lammermoor fecham essa parte do repertório dedicada aos coros de ópera.
Ainda no repertório, Cinco Canções Hebraicas de Amor, do norte-americano Eric Whitacre. As peças foram inspiradas nos poemas da soprano israelense Hila Plitmann, esposa de Whitacre. A composição reúne as canções Temuná (Uma Pintura), para vozes femininas, Kalákallá (Noiva Iluminada), para vozes masculinas; Lárov, uma metáfora para a distância entre dois amores; Éyzeshéleg (Que Neve!), onomatopeia dos sons dos sinos de uma catedral e Rakút (Cheio de Ternura), uma suave canção de amor.
Medley contemporâneo – Baseado na história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, o musical West Side Story, composto por Leonard Bernstein e libreto de Stephen Sondheim, traz mais contemporaneidade ao concerto. Desta peça, o Coral Lírico interpreta as composições Tonight, I Feel Pretty, One Hand, One Heart, Maria e America, acompanhados por piano. O musical explora a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua de diferentes etnias, no bairro de West Side, em Nova York.
Coral Lírico de Minas Gerais
Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Dentro das estratégias de difusão do canto lírico, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem Concertos no Parque, Lírico na Cidade, Lírico Educativo e participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade, além de vivenciar o contato com os artistas.
Maestro Lincoln Andrade
Lincoln Andrade possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado pela University of Wyoming, EUA, onde também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília, e do Coral Brasília. Recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É constantemente convidado para palestras sobre regência e o canto coral em festivais no Brasil.
Sobre os compositores
Astor Piazzolla (1912-1992) – Nascido na cidade de Mar del Plata, Piazzolla foi um grande bandoneonista e compositor argentino. Estudou harmonia e música erudita, sendo o responsável por trazer diversas inovações ao tango, principalmente uma influência do jazz vindo de Nova York. Em sua discografia, Piazzolla possui parcerias com importantes músicos, como Gary Burton e Tom Jobim.
Carlos Guastavino (1912-2000) – Compositor argentino, Guastavino é considerado um dos mais importantes musicistas do século XX. Em sua carreira, produziu mais de 500 obras, entre elas canções para piano e voz. Seu estilo é conservador e romântico, influenciado pela música folclórica argentina.
Eric Whitacre (1970) –Maestro e compositor norte americano, é vencedor do prêmio Grammy e conhecido por seu trabalho com orquestras e corais. Diversas de suas obras são homenagens a diferentes poetas como Federico García Lorca e Emily Dickinson. Alguns dos seus trabalhos mais célebres vem do projeto Virtual Chord, que propõe agrupar vozes individuais a um coral online.
Francis Poulenc (1899-1963) – Francis Jean Marcel Poulenc foi um compositor e pianista francês, membro do grupo Les Six, autor de obras que abarcam a maior parte dos gêneros musicais, incluindo canção, música de câmara, oratório, ópera, música orquestral e música coral.
Fernando Brant (1946-2015) – Compositor mineiro, Fernando Brant foi parceiro de músicos como Wagner Tiso, Lô Borges e Toninho Horta, sendo um importante integrante do Clube da Esquina. Em sua parceria com Milton Nascimento, teve mais de 200 canções gravadas, incluindo Travessia, que ganhou o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção, do Rio de Janeiro.
Gaetano Donizetti (1797-1848) – Donizetti é dos compositores mais importantes do período do Romantismo. Em 1818, apresenta a sua primeira ópera, mas o seu grande reconhecimento só vem em 1828, com a ópera Esule di Roma. Apesar de ser famoso por suas óperas, Donizetti também compôs outros estilos musicais, como quartetos de cordas e obras orquestrais.
Georges Bizet (1838-1875) – Compositor francês de óperas, destacou-se como aluno no Conservatório de Paris ao vencer diversas competições. Durante sua carreira, teve suas composições orquestrais e para piano ignoradas e o seu grande reconhecimento só veio após a sua prematura morte, quando já no século XX, seus trabalhos passaram a ser interpretados com mais frequência.
Leonard Bernstein (1918-1990) – Maestro, compositor e pianista americano, é vencedor de diversos Emmys e obteve grande reconhecimento ao dirigir a Filarmônica de Nova York entre 1954 e 1989. Foi uma das figuras mais influentes na música clássica americana e inspirou a carreira de uma grande geração de novos músicos. Suas composições são diversificadas e abrangem peças para balé, cinema, teatro e ópera. Entre suas principais obras estão as composições Candide, On the town e West Side Story.