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Faltam pouco mais de 30 dias para a abertura da 26ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) que, este ano, será realizada de 1º a 06 de dezembro, no Expominas, com a previsão de receber cerca de 180 mil visitantes. De acordo com Tânia Machado, presidente do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), instituição organizadora do evento, com a crise econômica, que causa desemprego e reduz a renda do trabalhador, e a proximidade do Natal, a feira torna-se uma excelente oportunidade para quem quer comprar presentes criativos e baratos e, ainda, prestigiar o trabalho do artesão brasileiro.
Nesta edição, que tem como tema “Do Bronze ao ouro, do suor à superação, a alegria de um Brasil feito à mão”, uma referência aos Jogos Olímpicos, a serem realizados no Rio de Janeiro, no próximo ano, em torno de 7 mil artesãos de todo o país vão expor seus produtos na feira, divididos em 1,2 mil stands. A 26ª FNA reservou espaço para 98 artesãos que nunca participaram de uma feira, por meio do projeto Meu Primeiro Evento. Entre os cerca de 25 mil itens disponíveis no evento, o visitante encontra desde produtos de design sofisticado, à mostra no Pavilhão Especial, até aqueles feitos com as mais tradicionais técnicas artesanais brasileiras, como os comercializados no Espaço Indígena.
A tradição de quase três décadas e os números registrados pelo evento fazem com que ele seja reconhecido como a maior feira do gênero da América Latina. Com uma média de movimento de negócios de R$ 90 milhões, a cada edição, a FNA é uma vitrine para o artesanato brasileiro e uma ótima ocasião de vendas para os artesãos que, no evento, ainda estabelecem contatos com novos clientes, recebem consultorias e podem participar de cursos na área de empreendedorismo. O expositor tem também a sua disposição toda a infraestrutura necessária à realização de negócios, como serviços de correios, embalagem e emissão de nota fiscal.
Para o visitante, além do melhor da arte popular brasileira, a feira oferece um dia exclusivo de atendimento aos lojistas, em primeiro de dezembro, inclusive com convidados compradores internacionais, e uma programação cultural, voltada ao público em geral, com shows e oficinas de artesanato. A FNA tem ainda infraestrutura única de bares e restaurantes e o Espaço Criança, onde os pais podem deixar os filhos pequenos, enquanto fazem as compras. Outra vantagem é o acesso ao evento, que pode ser feito por carro, ônibus ou metrô.
A FNA é apoiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e tem o patrocínio do SESI/FIEMG, do Sebrae, da Cemig, da Codemig, e do Banco do Brasil. O evento recebe, também, o apoio da JCHEBLY, do Sou BH, da Central Mãos de Minas, da Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa) e do Programa de Artesanato Brasileiro.