marcaminas

 

Turismo religioso ganha força



Em pauta, a parlamentar informou que destinou, por meio de emendas, R$500 mil reais, dos quais R$250 mil foram já liberados pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Turismo, para apoiar o turismo religioso na região.


Durante a reunião, o projeto de estruturação do Caminho Religioso Entre Vales (Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri) foi apresentado ao secretário Ricardo Faria.  Na oportunidade, eles solicitaram apoio institucional da Setur para a elaboração de um estudo técnico para identificar as possibilidades de execução do percurso que liga diversas cidades a Santa Maria do Suaçuí.

O município, considerado âncora do projeto, recebe milhares de peregrinos devotos do Cônego Lafayete, que foi pároco da cidade por 40 anos, e que está para ser beatificado pelo Vaticano. Dessa forma, fica notória a importância de preparar as cidades para ofertar serviços de qualidade aos turistas movidos pela fé.

De acordo com o secretário Ricardo Faria, as ações propostas são de extrema de importância para dar andamento ao projeto. “O turismo religioso é o que mais cresce no mundo, por isso, a Setur trabalha para fortalecer o seguimento. Durante nosso encontro, definimos um grupo que já está trabalhando para propor ações, de forma participativa, para a elaboração do plano de trabalho”, avalia.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Turismo, Aldemir Petruceli (Zoca) e a secretária municipal de Educação, Fernanda Guimarães Lemos Lima; Diogo Dias Lisboa, do Sebrae; Fábio Salomão Lopes, presidente da Câmara de Vereadores de Água Boa; Maria Soares de Souza, equipe técnica da Setur.