marcaminas

 

Setur se reúne com Circuito Turístico Nascentes das Gerais


 

Com o objetivo de conhecer de perto as regiões do Estado, a Setur está percorrendo os municípios mineiros apresentando programas do Estado para o desenvolvimento do turismo nas cidades mineiras, informações sobre o Programa de Regionalização, ICMS Turístico, planos de atuação institucional e promocional do circuito. Além disso, projetos de gestão e incentivo ao turismo foram detalhados aos representantes das cidades associadas. 
Na ocasião, a Setur reuniu os 13 municípios associados e mais duas novas cidades que pretendem fazer parte do circuito. A associação de municípios que integra Circuito Turístico Nascentes das Gerais é composta atualmente por: Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória e São José da Barra. Além disso, outros municípios também estiveram presentes com o objetivo de conhecer o circuito e, posteriormente, se associar.


O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, ressalta a importância do diálogo entre a Setur e os municípios circuitados. “Desde o começo deste ano, atendendo uma orientação do nosso governador, Fernando Pimentel, estamos visitando os municípios circuitados com o objetivo de fortalecer o turismo do nosso Estado. Nosso objetivo e trocar experiências e, com isso, fomentar ainda mais o setor”.


Circuito Turístico Nascente das Gerais

A região que abrange grande parte do Lago de Furnas guarda uma diversidade de tesouros ecológicos. O “Mar de Minas” mudou a paisagem local; cidades e matas foram inundadas, dando lugar a cânions, cachoeiras e ilhas. Uma paisagem que se recriou, mas um povo que manteve sua religiosidade e tradição. Esportes náuticos e a exuberância natural são os pontos fortes da região, que fica próximo à nascente do “Velho Chico”. Algumas das cidades do Circuito Turístico Nascentes das Gerais têm sua origem no século XVIII, outras surgiram de rotas de tropeiros. A região também guarda uma relíquia que atrai centenas  de  fiéis:  um  fragmento  ósseo de Santa Rita  de  Cássia  trazido  da Itália.