marcaminas

 

Setur certifica Circuito Turístico Campo das Vertentes


 

Fruto de uma articulação iniciada há dois anos com a região, a Setur celebra o compromisso da Associação do Circuito Turístico Campo das Vertentes, com o fortalecimento do protagonismo da cadeia produtiva do turismo da região, no conjunto de seus associados e parceiros, contribuindo para o desenvolvimento turístico do Estado de Minas Gerais.

 

Inicialmente, o circuito é composto pelos municípios de Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Cláudio, Itapecerica, Oliveira, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula, participando oficialmente da Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais.

 

Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, essa é mais uma conquista para a Setur e para os municípios. “Estamos muito felizes com a inclusão de mais um circuito e com a composição das cidades relacionadas. Sabemos da importância do município estar circuitado para usufruir das politicas públicas do turismo e de benefícios específicos. Dessa forma, colocamos a nossa equipe à disposição para atender a região e contribuir para que o turismo local ganhe cada vez mais destaque”, ressaltou.

 

Minas Gerais conta, atualmente, com 46 circuitos turísticos certificados, de acordo com a resolução 045/2014, envolvendo todas as regiões do Estado, com  aproximadamente 450 municípios regionalizados.

 

Circuitos turísticos

 

Os circuitos turísticos abrigam um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, consolidando uma identidade regional. O trabalho destas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias.

 

Os circuitos turísticos são entidades sem fins lucrativos, que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais. Em desenvolvimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais, desde o ano de 2001, os Circuitos Turísticos obtiveram seu reconhecimento com a publicação do Decreto de Lei 43.321/2003. Esta política é um modelo de gestão das regiões turísticas que segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Ministério do Turismo (MTur).