marcaminas

 

Belo Horizonte recebe Primeira edição do Dia Internacional do Jazz

Pela primeira vez a capital mineira vai celebrar e ser homenageada pelo Dia Internacional de Jazz. Músicos, instrumentistas e cantores de jazz irão presentear o povo e a cidade de Belo Horizonte com mais de sete horas de shows da mais alta qualidade, se juntando a uma tradição mundial que acontecerá em mais de 120 cidades ao redor do mundo.

O evento é uma realização do Instituto João Horta e tem a curadoria e produção assinada por Toninho Horta, um dos maiores nomes do jazz do Brasil e do mundo.

O Dia Mundial do Jazz e festejado em todo o mundo no dia 30 de abril, domingo, e sua edição em Belo Horizonte acontecerá com shows de bandas, músicos, l e participações especiais de artistas convidadosdas 10h às 14h30, em um palco montado na Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi, na região centro-sul de Belo Horizonte.

O idealizador do evento e presidente do Instituto Maestro João Horta, o guitarrista Toninho Horta, declara que “este é um ano muito importante para o Jazz e essa primeira edição do evento torna-se também muito representativa por comemoramos 100 anos de jazz, que tem como seu nascimento o distante ano de 1917, quando da primeira gravação de uma banda New Orleans. Então, estamos aqui dando uma dimensão maior ao evento, que chega de uma certa forma tardiamente a Belo Horizonte, e vamos ter a participação de 100 músicos nessa primeira edição, que passa agora a figurar no calendário dos grandes eventos de Belo Horizonte e Minas Gerais. Sendo assim, é de suma importância a participação e presença do público, pois tudo está sendo feito para reverenciar e homenagear Belo Horizonte e o povo das Minas Gerais com muita música e muito jazz”, declara otimista o curador Toninho Horta. 

A programação

Dentre as atrações, estão confirmadas as presenças da Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Toninho Horta e Grupo, Juarez Moreira Trio, Grupo Trivial (Augusto Cordeiro – guitarra; Pedro Gomes – baixo; Paulo Frois – bateria), Maria Bragança Trio, Banda  Passupreto (Acauã Ranne – guitarra; Rafael Eloi – baixo; Jackson Ganga – saxofone; Marcelo Ricardo – bateria; Lucas Demoro – teclado), Trio Rota Jazz (Marco Garcia- guitarra, Marcio Piantino- baixo,Clóvis Correa- bateria).  A participação dos músicos é voluntária, o que faz do evento um momento muito significativo para a cultura local. Cada atração se apresentará por 30 minutos e nos intervalos entre um show e outro, haverá som ambiente com o melhor do Jazz mundial.

 O Dia Internacional do Jazz

No dia 30 de abril é comemorado em todo o mundo o “Dia Internacional do Jazz”. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

Por ser um modo de expressão musical em que as partituras são até dispensáveis, a história o jazz é também a história dos registros fonográficos. E esta história começou no início de 1917, quando a Original Dixieland Jass (depois Jazz) Band (ODJB), de Chicago, gravou para a RCA, no dia 26 de fevereiro,Livery Stable Blues e Dixie Jass Band One-Step. Com o sucesso dessas faces, a Columbia lançou logo em seguida, duas outras que tinha gravado um mês antes, com a ODJB tocando Darktown Strutters Ball e Indiana. Em 2017, a história do Jazz completa 100 anos!

Muito difundido e valorizado nos EUA e Europa, o jazz vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Mas ainda é difícil encontrar espaços que valorizem esse estilo musical e suas inúmeras variações. Belo Horizonte já possui no seu calendário de eventos culturais, alguns festivais de jazz que já mostraram o quanto o público vem cada vez mais se envolvendo com tal estilo.

Para reforçar ainda mais a importância do jazz na cultura musical brasileira, o Instituto Maestro João Horta (IMJH) apresenta a iniciativa de se comemorar o “Dia Internacional do Jazz” em Belo Horizonte, capital de um dos estados brasileiros mais ricos musicalmente, Minas Gerais. Toninho Horta, um dos maiores representantes da música instrumental brasileira, é o patrono deste projeto, assumindo também a curadoria.

O IMJH está realizando, em parceria com a Belotur e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, a 1ª edição dessa comemoração, com o propósito de transformar esse dia em evento musical fixo no calendário cultural da cidade.

O dia do Jazz é comemorado nos principais países da Europa, Estados Unidos e Ásia..  Tornar essa comemoração fixa no calendário da cidade, é primordial para fazermos de BH um polo cultural e, assim, atrair a atenção de turistas nacionais e internacionais.

Contatos:

Idealização: Instituto Maestro João Horta

Realização: Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte

 Coordenação de Produção Executiva

Perla H. Machado -31-98458-8003Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Gestão Cultural / Gestão de Projetos

Ana Claudia Horta - 31-99849-8680Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.