marcaminas

 

Porto Alegre (RS) sedia a sétima edição do Fórum Nacional de Museus

A Recomendação da Unesco para a Proteção e Promoção de Museus e Coleções, aprovada em 2015 a partir de iniciativa brasileira, será o tema da edição deste ano do Fórum Nacional de Museus (FNM).

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o FNM acontece entre os dias 30 de maio e 4 de junho na cidade de Porto Alegre (RS).

Museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil terão espaço para refletir sobre os rumos que os museus brasileiros podem trilhar para efetivar a Recomendação da Unesco nas instituições brasileiras.

Já considerado como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, o documento destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável. Conheça o documento.

Programação

Três conferências internacionais, nove painéis, com 27 convidados nacionais e estrangeiros, oito minicursos, apresentação de 49 trabalhos de pesquisadores, além de grupos de trabalho, reuniões paralelas, atividades culturais e feira temática compõem a programação do 7º Fórum Nacional de Museus.

Os conferencistas convidados são François Mairesse, professor de Museologia da Sorbonne (França) e Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (Icofom/Icom); Alan Trampe Torrejón, subdiretor Nacional de Museus do Governo do Chile; e Jill Cousins, diretora executiva da rede Europeana - que integra coleções digitais de 180 instituições de 27 países da Europa.

Já os painéis tratam de temas diversos como educação, criatividade, propriedade intelectual, comunicação e financiamento sob a perspectiva da área de museus. Para participar foram convidados representantes de museus de todas as regiões brasileiras, além de painelistas da Colômbia e Espanha.

Já os oito minicursos, com carga horária de 8h cada, tratam de temas de grande interesse dos profissionais da área de museus: inventário participativo, estudos de público, fomento e financiamento, cultura digital, plano museológico, marketing museal e documentação e acervos serão abordados por profissionais do Ibram e convidados.

As Comunicações Coordenadas, nas modalidades apresentação oral e pôsteres, são espaço de intercâmbio de pesquisadores para apresentação de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências, abrindo espaço para um debate de alto nível.

Os grupos de trabalho dentro do Fórum Nacional de Museus também são voltados para a discussão especializada de temas e questões da política de museus no Brasil, com o intuito de consolidar e fortalecer uma agenda em rede no setor museal.

Na programação ainda aparecem reuniões específicas – como as de Pontos de Memória e da Rede de Educadores de Museus – além de atividades culturais, como exposição de artesanato, lançamento de publicações e visita a museus da capital gaúcha.

Durante todo o evento haverá um espaço de estandes com produtos e relacionados à cadeia produtiva dos museus.

A participação das atividades do FNM é gratuita mediante inscrição As inscrições online estão abertas até dia 26 de maio na página do evento fnm.museus.gov.br. A partir desta data poderão ser feitas apenas durante o evento.  

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria de Comunicação
Instituto Brasileiro de Museus

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3521.4107/4034
www.museus.gov.br