marcaminas

 

Coral Lírico de Minas Gerais inicia nova temporada da série LÍRICO SACRO

 

Uma dobradinha de apresentações marca o início da temporada 2017 da série Lírico Sacro. Sob regência da maestria Lara Tanaka, o Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta nas paróquias Nossa Senhora de Fátima e São João Evangelista para interpretar composições de diferentes estilos da música coral. Obras de Mozart, Rossini, Casals entre outros importantes compositores de diferentes períodos musicais integram o repertório das apresentações. E o público vai se encantar com peças que vão do gênero barroco, passando pelo contemporâneo e trechos operísticos. 

Já tradicional na agenda de apresentações do Coral Lírico, a série Lírico Sacro é uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado para a promoção da música coral em diferentes espaços da cidade. A partir da parceria firmada entre FCS e a Arquidiocese de Belo Horizonte, estão programadas diversas apresentações da série ao longo da temporada 2017. Neste ano, o Coral Lírico também se apresentará nas igrejas de São José, Igrejinha da Pampulha, Catedral da Boa Viagem, além de uma apresentação especial em setembro, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, durante a Festa da Padroeira.

Para a maestrina Lara Tanaka, a série Lírico Sacro é um desafio para o Coral Lírico, que renova seu repertório a cada nova apresentação. “Participamos, em abril, da ópera Norma, interpretando famosas árias do compositor Bellini. Na série sacra, vamos mostrar ao público composições barrocas, clássicas e contemporâneas. Essa versatilidade é o nosso desafio. É o que nos impulsiona, sempre”, destaca Lara Tanaka.

Sobre o programa – Para mostrar ao público as diversas vertentes da música coral, o repertório dessa primeira apresentação reúne composições de diferentes períodos musicais. A primeira parte da apresentação contempla peças dos períodos Barroco, Clássico e Romântico da música coral. Já a segunda metade do concerto é dedicada às composições contemporâneas.

O salutaris hostia, do italiano Gioachino Rossini dá início à apresentação. Conhecido por suas óperas cômicas, essa obra é uma escrita mais séria, que demonstra o talento do compositor na beleza das melodias, nos contrastes dinâmicos e interessantes harmonias. Em seguida, o Coral Lírico interpreta O vos omnes, de Pablo Casals. Originalmente cantado como parte da liturgia católica da Semana Santa, o moteto será interpretado sem acompanhamento instrumental.

Do repertório barroco, será interpretado o moteto Exultate deo, do italiano Alessandro Scarlatti. Famoso por suas composições para cravo, Scarlatti representa um período de transição entre as fases barroca e clássica. No repertório operístico, o destaque fica com o Intermezzo de Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. Sobre esse trecho, a maestria Lara Tanaka diz que a peça possui contexto sacro muito marcante e coloca em evidência a capacidade de Mascagni em inserir um tema religioso em sua obra.

Lacrimosa, do réquiem de Mozart, encerra a primeira parte do concerto. Esse trecho é o último movimento do famoso, e incompleto, réquiem do compositor. Sobre essa peça, a maestrina Lara Tanaka destaca que a intensidade dramática faz deste um dos momentos mais marcantes da composição.

Where you there, de Bob Chilcott, dá início ao repertório contemporâneo do concerto. Composição sutil e provocante, esse spiritual é um canto de clamor a Deus, de forma introspectiva e dolorosa. Em seguida, o Coral Lírico interpreta Alelluia, de Miklós Rozsa. O compositor húngaro ficou conhecido por suas inúmeras trilhas sonoras para grandes clássicos do cinema. Ainda no repertório, Pie Jesu, do réquiem do britânico Andrew Lloyd Webber, que ficou conhecido pelos seus musicais O fantasma da ópera e Evita. O trecho interpretado pelo Coral Lírico apresenta grande doçura e suavidade melódica.

Duas peças do gênero negro spiritual encerram a apresentação. Witness, de Jack Halloran; e Elijah Rock, de Ester Hairston. De melodia forte, Witness é uma composição que estabelece uma conexão entre o homem e o divino. Nos versos, Halloran narra o desejo de oferecer-se a Deus como testemunha do mundo em que vive.

Já Elijah Rock, Ester Hairston usa a variedade rítmica, a mudança de texturas e os contrastes de dinâmica para transmitir um sentimento de alegria pela promessa de liberdade. “É uma obra fortemente ligada ao movimento abolicionista afro-americano, que explora as figuras dos profetas Elias e Moisés como os arautos desta liberdade”, finaliza Lara Tanaka.

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua atual regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau Lírico, Lírico ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade. Também os concertos que o Grupo realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do acesso do público ao canto coral. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade.

Lara Tanaka – Nascida em Belo Horizonte, Lara Tanaka estudou piano no Conservatório Mineiro de Música e Regência na Escola de Música, instituições da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou com Sérgio Magnani, Roberto Tibiriçá, Silvio Viegas, Cláudio Ribeiro, Flavio Florence, Iara Fricke Matte, Per Brevig, Mogens Dahl e Nelson Niremberg. Atua como cravista continuísta em diversas orquestras e grupos de música antiga. Lecionou no festival de inverno da UFMG, no Festival Nacional de Música de Câmara na Paraíba e na Oficina de Música de Curitiba. Foi regente titular do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes de 2001 a 2015. É a regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais.

Sobre os compositores

Alessandro Scarlatti (1660–1725): Compositor italiano que exerceu grande influência na música lírica barroca. É considerado um dos fundadores da Escola napolitana de ópera e tem como principais composições as obras Carlo, Re d Allemagna (1716), Telemaco (1718) e La Griselda (1721). Sua obra completa conta com 115 óperas, 150 oratórios e por volta de 500 cantatas – acervo fundamental para o fomento da ópera séria e da ópera cômica.

Bob Chilcott (1955-): É um dos principais compositores e maestros da Grã Bretanha atualmente, além de também atuar como cantor. Nascido em Plymouth, estabeleceu-se no universo musical em Cambridge, onde foi tenor no coral de sua faculdade. Ao longo dos últimos anos, Chilcott dedicou-se especialmente à composição para coro infantil, tendo percorrido vários continentes com sua famosa peça "Can you hear me? (Você pode me ouvir?). 

Eester Hairston (1901-2000): Compositor, condutor de corais e ator norte-americano, é considerado um dos grandes especialistas em músicas espirituais afro-americanas e corais. Realizou sua formação musical na JuilliardSchool e realizou trabalhos notáveis com coros na Broadway. Entre suas principais composições estão a canção gospel Amen e a natalina Mary s Boy Child.

Gioachino Rossini (1792-1868): Compositor erudito italiano, Rossini foi um dos músicos mais populares do seu tempo, compondo diversos trabalhos para música sacra e a música de câmara. Iniciou seus estudos musicais aos 14 anos com o violoncelo, e ao longo de sua carreira, criou 39 óperas. Seus trabalhos mais conhecidos são O Barbeiro de Sevilha, A Cinderela e Guilherme Tell.

Jack Halloran (1916–1997): Compositor americano, cantor, diretor de coral e orquestra. Possuia formação pelo Morningside College e Northwestern University, e presidiu a American Federation of Television and Radio Artists (AFTRA). Suas produções possuem forte envolvimento com a cultura pop – dentre elas, o arranjo a cappella de Witness (1986) ainda é grande sucesso de vendas na indústria musical.

Miklós Rozsa (1907-1995): Compositor húngaro que trabalhou com obras neoclássicas, balés, sinfonias e arranjos musicais fílmicos. Produziu trilhas sonoras para Hollywood, em sua maioria para filmes de suspense ou policiais noir – são "Pacto de Sangue" (1944), "Quando fala o Coração" (1945) e "Os Assassinos" (1946) algumas de suas obras musicais para o cinema norte americano. Recebeu o Oscar como compositor pela canção "Spellbound", presente em "Quando fala o Coração" (1945).

Pablo Casals (1876-1973): Virtuoso violoncelista e maestro catalão, percorreu a Europa e os Estados Unidos promovendo concertos e recitais. Apesar de ter realizado diversas grandes obras com orquestras e música de câmara, seus trabalhos mais notáveis foram as gravações das Suítes para Violoncelo de Bach.

Pietro Mascagni (1863-1945): Compositor italiano, Mascagni foi um expoente do período musical na ópera conhecido como verismo. Ao longo de sua carreira compôs dezessete óperas. Sua ópera mais conhecida é a Cavalleria Rusticana.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Foi um compositor influente do período clássico, tendo composto mais de 600 obras publicadas, tidas como referências da música sinfônica, concertos, óperas, para piano e de câmara. Nasceu em Salzburgo, na Áustria. Faleceu em 5 de dezembro de 1791, com apenas 35 anos. 

Programa:

O salutaris hostia

Gioachino Rossini

O vos omnes

Pablo Casals

Exultate deo

Alessandro Scarlatti

Intermezzo (Cavaleria Rusticana)

Pietro Mascagni

Lacrimosa Requiem

W. A. Mozart

Where you there

Bob Chilcott

Alelluia

Miklós Rozsa

Pie jesu excerto

Lloyd Webber

Witness

Jack Halloran

Elijah Rock

Ester Hairston

 

SERVIÇO:

SÉRIE LÍRICO SACRO – CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS

Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Data: 11 de maio (quinta-feira)

Endereço: Praça Carlos Chagas, 33 – bairro Santo Agostinho

Horário: 19h30

Local: Paróquia São João Evangelista

Data: 18/5 (quinta-feira)

Endereço: Rua do Ouro, 1050 – Serra

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

Informações para a imprensa:

Júnia Alvarenga l (31) 3236-7419 l (31) 98408-7084 l Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gabriela Rosa l (31) 3236-7378 l (31) 98409-1424 l Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vítor Cruz | (31) 3236-7378 | (31) 99317-8845 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos