marcaminas

 

Palácio das Artes recebe exposição de Miguel Gontijo


 

 

Angelo Oswaldo e Miguel Gontijo /Crédito: Paulo Lacerda

Mais de 60 obras, entre pinturas, desenhos, assemblages, objetos e instalações compõem a exposição Babel, de Miguel Gontijo, vencedor do Prêmio Mário Pedrosa, da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA), de 2010.  Em seu trabalho, o artista privilegia o corpo humano, embora se utilize de outros elementos pictóricos, empregando-os de forma inusitada pela ruptura da lógica comum. As obras são inéditas e estão sendo criadas desde setembro de 2016 para essa exposição. A curadoria é de Augusto Nunes-Filho.

Babel - Miguel Gontijo

Partindo da metáfora da Torre de Babel, que consta na bíblia - Livro Gênesis, Miguel Gontijo analisa o mundo atual, onde diferentes línguas coexistem e a tradução é cada vez mais necessária para que os homens se comuniquem. Entretanto, o artista entende que a mensagem transmitida não é recebida em sua completude, sendo ainda mais dificultada pelo excesso de informação. “Nós não somos seres traduzíveis. Somos interpretados”, afirma o artista lembrando que as intenções originais e pessoais de um indivíduo, jamais serão completamente compreendidas pelo outro.

Para Augusto Nunes-Filho, em Babel a própria linguagem é um dos principais elementos da produção pictórica de Miguel Gontijo, sendo fonte de inspiração constante do artista. “O excesso de informação e o esvaziamento da letra, evidencia a impossibilidade de dizer tudo e resulta num mundo onde o sentido absoluto é inatingível”, afirma.

Segundo Miguel Gontijo, Babel é um desdobramento de sua última exposição, na qual discutia a questão do acesso à informação. Dessa vez, é a desinformação que instiga o artista a refletir sobre os desdobramentos do excesso de informação no mundo atual. “As formas de interpretarmos o mundo e a nossa realidade são diferentes para cada pessoa. Não existe verdade única. Essa exposição é uma visão particular desse momento em que estamos vivendo”, diz.

Miguel GontijoNascido em 1949, em Santo Antônio do Monte - MG, é formado em História e Filosofia pela UFMG e pós-graduado em Arte e Contemporaneidade pela UEMG. Com mais de 50 anos de carreira, destaca-se no uso das técnicas de pintura, desenho e assemblage. Desde 1978, participa de Salões de Artes e exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior. Em 2004, publicou o livro Profanas Escrituras, lançado em Portugal junto com a exposição de mesmo nome. Em 2009, publica o livro Pintura Contaminada, lançado na França, e em 2010, em Belo Horizonte. Também em 2010 é lançado o documentário Brazil for Beginners – Uma conversa do artista Miguel Gontijo com o artista belga multimídia Michael Borremans nas TVs culturais europeias. Tem obras em acervos públicos e particulares nos Estados Unidos, Itália e Brasil, dentre outros.

 

SERVIÇO

BABEL – MIGUEL GONTIJO

Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard

Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537, Centro

Data: 19 de maio a 20 de agosto de 2017

Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 21h; aos Domingos, das 16h às 21h

Preço: Acesso gratuito

Informações para o público: (31) 3236-7400

Informações para a imprensa:

Júnia Alvarenga| (31) 3236-7419 |(31) 98410-7084 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gabriela Rosa | (31) 3236-7378 | (31) 98409-1424| Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vítor Cruz | (31) 3236-7378 | (31) 99317-8845 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.fcs.mg.gov.br