marcaminas

 

Participação dos habitantes é tema de segundo dia do Fórum Políticas Culturais em Debate


Observação cultural e a participação dos habitantes na vida cultural foram os temas debatidos no segundo dia do Fórum Políticas Culturais em Debate, que reúne especialistas do Brasil e da França no Circuito Liberdade. Pela primeira vez o evento acontece fora da Europa. Toda a programação é transmitida via internet no site www.forumpoliticaspublicas.mg.gov.br

Os trabalhos sobre ferramentas de observação cultural, que aconteceram na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, tiveram mediação de Rachel Vianna, professora e pesquisadora da Escola Guignard e UFMG. No palco estavam a professora e doutora em Ação Cultural pela USP, Isaura Botelho; o engenheiro e pesquisador do Ministério da Cultura e da Comunicação da França, Jean-Michel Guy; e a consultora em Indicadores Culturais do Ministério da Cultura do Brasil, Cristina Lins.

Durante o debate, os especialistas se dedicaram a ampliar os debates sobre os instrumentos de observação cultural existentes e ainda compreender em quais aspectos essas ferramentas podem auxiliar no desenvolvimento da vida cultural e das políticas culturais. Em sua fala de abertura, a medidora Rachel Vianna apontou as dificuldades que os agentes culturais possuem para criar metodologias de observação capazes de envolver os aspectos educacionais nas políticas culturais. “Precisamos criar uma ponte entre a educação e a cultura para que possamos ter métodos de observação mais eficazes para proposição de políticas culturais mais amplas”, disse Rachel.

A dimensão material da cultura, como o mercado de trabalho, a aquisição de livros e os custos dos equipamentos culturais foi um dos destaques da fala de Isaura Botelho. A professora também chamou atenção para a importância da elaboração de pesquisas e de modelos de observação que tratem dos hábitos de consumo cultural da população. “A análise do consumo cultural e os custos do Estado com a cultura precisam fazer parte dos estudos empíricos para que se possa estabelecer políticas em longo prazo que abarquem sua dimensão econômica”, avaliou Isaura.

A experiência do governo francês no campo da gestão cultural foi relatada por Jean-Michel Guy. O pesquisador tratou ainda da representação da cultura na população francesa. “Medir a diversidade cultural é fundamental para a evolução das pesquisas e das políticas para área. Mas esse trabalho não tem fim, pois a profusão de manifestações artísticas é infinita”, aponta Guy.

A participação dos habitantes na vida artística e cultural foi tema da ágora realizada no BDMG. O encontro discutiu o envolvimento da sociedade na construção da cultura e trouxe elementos sobre o fazer cultural em microterritórios, como bairros e periferias, problematizando as formas de institucionalização dessas manifestações em políticas públicas e privadas no âmbito da cultura. Participaram da mesa Zulu Araújo, militante do movimento negro e atualmente diretor Geral da Fundação Pedro Calmon; Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora da ONG “Favela é isso Aí”; e Lionel Arnaud, professor de sociologia da Universidade de Rennes, na França. A mediação do debate ficou a cargo da gerente Cultural do Sesc em Minas, Eliane Parreiras.

O Fórum Políticas Culturais em Debate continua até sábado (27), nos equipamentos culturais do Circuito Liberdade. Amanhã a programação segue com a realização das Ágoras “Turismo, Cultura e Desenvolvimento, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, e “Economia Cultural Criativa”, no BDMG. Os dois encontros acontecem de 9h às 12h e à tarde os participantes se dividem em grupos de trabalho para ampliar os temas discutidos nos World Café. Realizado pela primeira vez realizado fora da Europa, o Fórum é um espaço de debate e reflexão para a construção de políticas públicas e privadas voltadas à cultura. Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura; o Sesc em Minas; o Institut Français, o Ministério da Cultura francês e a Embaixada da França no Brasil, o Fórum acontece nos espaços do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Toda a programação está sendo transmitida ao vivo pelo site www.forumpoliticasculturais.mg.gov.br

SERVIÇO

ÁGORA: Turismo, cultura e desenvolvimento

Data: 26/05/2017

Horário: 9h às 12h30

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Palestrantes: Françoise Benhamou | Ana Carla Fonseca | Michele Arroyo | Claudia Leitão

WORLD CAFÉ: Turismo, cultura e desenvolvimento

Data: 26/05/2017

Horário: 14h às 17h

Local: Museu MM Gerdau

ÁGORA: Economia cultural criativa

Data: 26/05/2017

Horário: 9h às 12h30

Local: BDMG 

Palestrantes: Katherine Watson | Dominique Sagot | Francisco Bosco | Cesar Piva

WORL CAFÉ: Economia cultural criativa

Data: 26/05/2017

Horário: 14h às 17h

Local: Casa Fiat