marcaminas

 

Música sem Barreiras chega a Ouro Preto

 

Ouro Preto será a próxima cidade a receber o projeto Música sem Barreiras, evento gratuito de circulação artística e musical promovido pela Fundação de Educação Artística (FEA) que começou em Belo Horizonte em fevereiro e vai até 24 de junho, atingindo 6 cidades mineiras. A cidade será a quinta e penúltima do roteiro, que vai se encerrar em Betim, três semanas depois. O projeto tem por objetivos principais chegar a comunidades carentes da periferia e do interior, rompendo obstáculos ao mesmo tempo em que favorece a formação profissionalizante na música.

Em Ouro Preto, o Música sem Barreiras será no próximo sábado, dia 3 de junho, na Casa da Ópera, Rua Silveira, 47 – Centro. São oferecidos um workshop já com inscrições abertas no próprio local, além de uma apresentação musical gratuita, direcionada ao público em geral.

Para o workshop, que vai acontecer das 14 às 17 horas, serão disponibilizadas 30 vagas direcionadas a pessoas com alguma prática musical, preferencialmente com idades a partir de 12 anos.  A proposta de vivência musical deste workshop se divide em duas perspectivas do fazer musical: a criação e a performance. Num primeiro momento os participantes entrarão em contato com atividades voltadas à escuta e à criação; em seguida, pretende-se desenvolver, a partir daquilo que surgir deste primeiro momento, uma pequena peça musical a ser apresentada conjuntamente ao programa do concerto posterior ao workshop. 

A apresentação musical também será na Casa da Ópera, às 20hs. Participam da apresentação alunos e professores da FEA: John Miranda (piano), Jefferson Assis (clarineta), Jayaram Márcio (violoncelo), Otávio Augusto e Agostinho Paollucci (violões), Samuel Alexandre (cavaquinho), Gustavo Elias (violão e percussão), Almin de Oliveira (percussão) e Marcelo Chiaretti (flauta).

Circulação cultural pelo interior

Música sem Barreiras é um dos projetos culturais mais fundamentais e abrangentes desenvolvidos pela FEA em seus 54 anos de existência, comemorados no último dia 22 de maio. Ele foi idealizado como um programa de circulação artística e cultural, constituído de workshops para alunos com os mais diferentes perfis - já que as realidades de cada cidade contemplada são as mais diversas -, além de apresentações musicais abertas ao público em geral. Algumas dessas apresentações podem inclusive ocorrer em praça pública. O projeto acontece até 24 de junho próximo e pretende levar a comunidades de diferentes regiões do estado ações culturais inclusivas e participativas, que favoreçam a interiorização, o intercâmbio e a acessibilidade à música, respondendo às demandas culturais locais da maneira mais abrangente e interativa possível.

Outro aspecto que merece destaque é o forte estímulo à formação profissionalizante de alunos bolsistas para a música. Eles participam do programa de bolsas de estudos da FEA que beneficia jovens com reconhecida vocação para a música, mas que não dispõe de recursos para custear seus estudos musicais.

O projeto tem coordenação dos professores Cristina Guimarães, Marcelo Chiaretti e Rafael Macedo e outros, todos da FEA. Segundo Cristina Guimarães, coordenadora do Música sem Barreiras, o projeto abre espaço para jovens carentes que querem estudar música, assim como rompe obstáculos ao chegar a comunidades carentes das periferias e do interior. Ao mesmo tempo, favorece a formação profissionalizante de jovens músicos, sem limitar gêneros musicais ao programa de apresentações. “O legado é diferenciado e tanto estimula o movimento musical local quanto o desenvolvimento da sensibilidade artística, preparando o aluno para ouvir. Isto é apreciação musical”, celebra.

O Música sem Barreiras é um projeto da FLAMA - Associação de Amigos da Fundação de Educação Artística, com realização pela Fundação de Educação Artística e patrocínio da PETROBRAS, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Próximos eventos

Ouro Preto
3 de junho, sábado
Workshop e Apresentação: Teatro Municipal Casa da Ópera, Rua Brigadeiro Musqueira, 104.

Betim
24 de junho, sábado
Workshop e Apresentação: Casa de Cultura, Rua Padre Osório Braga, 18 – Centro.

SERVIÇO

Projeto Música sem Barreiras em Ouro Preto

 Data: Sábado, 3 de junho de 2017

Horário: Workshop: 14 às 17 horas

               Apresentação musical: 20 horas

Local: Casa da Ópera de Ouro Preto – Rua Silveira, 47 – Centro - Ouro Preto

Projeto: FLAMA - Associação de Amigos da Fundação de Educação Artística

Realização: Fundação de Educação Artística

Patrocínio: PETROBRAS - Lei Estadual de Incentivo à Cultura