marcaminas

 

Jornal O Tempo: Docs contam a história do heavy metal mineiro


 

Divulgação: Jornal O Tempo

Por Joyce Athiê

Ao longo de quatro dias, três dedicados aos documentários e um aos shows ao vivo, a mostra Metal em Minas faz um panorama do que foram os anos 80 para o heavy metal mineiro e traz à pauta discussões necessárias ao momento atual. A mostra começa nesta quarta-feira (7) e vai até sexta-feira (9), no MIS, com sessões às 19h30 e entrada gratuita.

“Andando pelo underground, vemos muitas questões dentro do metal sendo discutidas. Os anos 80 foram importantes para a cena e representaram algo bem diferente do que vivemos hoje. A música continua cada vez mais agressiva, as tecnologias são muito legais, mas o espírito era diferente. Estávamos saindo da ditadura, nas ruas pelas diretas já. Andar de cabelo grande na rua era uma loucura. Isso tudo contribuiu para a alma do heavy metal de contestação”, afirma Casito Luz, um do curadores da mostra, ao lado de Patrícia Rodarte, e integrante do Witchhammer, banda de metal há 31 anos na ativa.

A abertura começa com “Ruído das Minas”, documentário que ganhou repercussão com exibição no Doc.MTV. O longa traz depoimentos de integrantes de banda e imagens raras e inéditas da época. A sessão será seguida pelo debate “Memória, Permanência e Inovação: A Cena Metal 35 anos Depois”. Nesta quinta-feira (8), será exibido “Uganga - Manifesto Cerrado”, refletindo as peculiaridades do metal na região do triângulo mineiro.

Já a sexta traz “Mulheres no Metal”, dando a ver algumas experiências femininas na cena do heavy metal do país, refletindo também o machismo em um espaço majoritariamente masculino. Para fechar o mostra, “Cogumelo 35 anos” fala sobre uma das mais importantes gravadoras de heavy metal do Brasil. Logo após a exibição, o público debate o tema “Religião, Política e Atitude no Metal”.

Agenda

O quê. Mostra Metal em Minas

Quando. Desta quarta (7) a sexta-feira (9), às 19h30

Onde. MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

Quanto. Entrada gratuita

Música

No sábado, a mostra Metal Minas será encerrada com o festival Monsters of Metal, com bandas precursoras do metal em Minas Gerais.

“São bandas que surgiram nos anos 80, década da explosão do heavy metal em BH, e que estão vivas no cenário metálico”, comenta Casito, em referência a Kamikaze, Holocausto, Witchhammer, Sagrado Inferno e Sex Trash, que se apresentam no Stonehenge Rock Bar (rua Tupis, 1.448, Barro Preto). Os ingressos custam R$ 15 (inteira).