
O Museu Mineiro, espaço integrante do Circuito Liberdade, recebe em 17 de março, a mostra Presença das Coisas,da artista Letícia Panisset.Essa é a primeira individual da artista e designer na capital mineira, que teve sua formação inicial em arquitetura, especializando-se posteriormente na arte da cerâmica. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 30 de abril.
O trabalho da ceramista combina as formas tradicionais da cerâmica, a tecnologia e os materiais em uma experiência sensorial do design, explorando a força evocativa da “presença das coisas”.
A mostra é composta por cinco instalações de médias e grandes proporções produzidas com materiais mistos, incluindo alguns bastante tradicionais. Cerâmica e azulejos se unem ao grafismo e à serigrafia para compor as estruturas.
Destaque para os dois grandes paineis de azulejos, parte do projeto Azulejos Project, um trabalho de finalização de curso realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas, de Vevey, na Suíça. Azulejos Projects foi desenvolvido em colaboração com Émilie Renault, designer e desenhista francesa, cofundadora do coletivo Ethnographic, que contribui também com um desenho para um dos espaços apresentados.
Esse diálogo com outras artes é pontuado pela artista. “Meu trabalho se situa mais no campo do sensível que no do discurso. Ele compreende um tipo de expressividade que fica na fronteira da arte de uma arquitetura de pequeno porte ou de um design livre voltado mais para o senso e presença do objeto do que para sua função. Venho tendendo à criação de espaços imaginários”, avalia Letícia.
A mostra Presença das Coisas tem entrada gratuita e fica em cartaz na Sala de Exposições Temporárias do Museu Mineiro, até o dia 30 de abril de 2017.
SOBRE A ARTISTA
Mineira de Juiz de Fora, Leticia Panisset estudou arquitetura na UFMG, quando se envolveu profundamente com a luta democrática.
Após anos de trabalho no movimento sindical, na luta pelos direitos das mulheres e das crianças, Panisset parte, em 1986, para os Estados Unidos, onde se dedica ao estudo do desenvolvimento infantil, com pesquisa de doutorado em creches de Belo Horizonte. Em 2004 mudou para a Suíça, onde se dedica à arte e à cerâmica. Neste período, formou-se, pós-graduou-se e criou uma galeria de arte popular em Genebra. É na Suíça que Letícia intensifica sua prática em cerâmica, na Universidade de Arte e Design de Genebra e em Vevey.
Participou, entre outros, da Bienal Internacional de Cerâmica de Saint Cergue, como prêmio por sua colocação de destaque no curso Superior de Design e Cerâmica. Atualmente, vive em Belo Horizonte, onde mantém um ateliê de cerâmica desde 2015.
Em 2016 , Panisset integrou a mostra coletiva Da Terra, do Fogo, da Água e do Ar no Espaço 170, em Belo Horizonte. Em 2014, na Suíça, participou de Platform na Biennal e internationale de la céramique. Em 2013, participou, na Turquia, do Iscaee International Exhibition.
_________________________________________________________________
SERVIÇO
Abertura Exposição - Presença das Coisas da artista Letícia Panisset
Data: 17/03 às 19 horas
Período Exposição – 18 de março a 30 de abril de 2017
Horário: Terças, Quartas e Sextas-feiras - das 10h às 19h | Quintas-feiras – das 12h às 21h | Sábados e domingos – das 12h às 19h
Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários – BH/MG
Informações: (31) 3269-1103
Entrada Gratuita
Assessoria de Imprensa – Angelina Gonçalves – 3269-1109 | 9 8876-8987