
Nos dias 25 e 26 de março, o Nômade – Festival da Diversidade Cultural leva ao Parque Municipal Renné Giannetti, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, música, atrações nacionais e internacionais, gastronomia, dança, artesanato, feira com produtos sustentáveis, oficinas e programação infantil. O evento, realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conta com curadoria artística do produtor cultural Paco Pigalle e com patrocínio da Claro. A produção é da Cultura Criativa. A previsão é que mais de dez mil pessoas circulem no evento durante os dois dias. A entrada é gratuita. O ingresso deve ser retirado no site do Sympla para a entrada no sábado (domingo não é necessário).
Inspirado no conceito dos grandes festivais internacionais, o Nômade promove o respeito e a valorização da diversidade cultural. Os dois dias contarão com apresentações musicais regionais atrações internacionais.
No sábado (25/03), o evento abre, às 18h30, com o variado repertório do anfitrião Paco Pigalle. Logo em seguida entra em cena a H.K (França), com uma mistura de ritmos marroquinos, com influência cigana e pitadas do hip hop americano. Hadadi Kaddour conta que a ideia de sair da Europa e participar de um festival multicultural no Brasil é uma realização. “O Brasil é um país que, apesar das dificuldades, continua tocando a vida e celebrando as manifestações culturais, o que significa uma forma de lutar contra as injustiças”.
O Grupo Alianza apresenta, às 21h, música popular e folclórica andina com ritmos e instrumentos como charango, zampona e quenas. A banda mineira mistura a própria bagagem musical, formada de folias, catiras, rebecas e violas caipiras e promove uma verdadeira “aliança” artística e cultural da América Latina. No repertório estão Violeta Parra, Victor Jara, Silvio Rodrigues e Pablo Milanés, interpretações dos grupos Tarancón, Inti Illimani, Illapu, Kjarkas e outros, além de composições próprias. Às 22h30, o som do DJ Tritek (França) embala o festival noite afora.
No domingo (26/03), o evento abre com a animação e o humor da Invasão dos Palhaços, às 13h30. A Disputa Nervosa de Passinhos do Centro Cultural Lá da Favelinha agita o parque às 14h com a batalha de coreografias inspiradas nas comunidades brasileiras. A iniciativa independente nasceu na Vila Novo São Lucas e é autogerida pela comunidade.
A atração local Beehopers dança o lindy hop com um viés retro às 15h. O ritmo tornou-se popular nos Estados Unidos nos anos 1930. Mas, como a pegada retrô está em alta, tanto na moda, quanto no estilo de vida contemporâneo, nada mais adequado do que elevar essa predisposição à dança. O grupo belo-horizontino realiza movimentos aéreos para combinar liberdade a um estilo vintage de bailar.
O hip hop mineiro será bem representado pelos veteranos Dokttor Bhu e Shabê, às 15h45. A banda Celso Piña y Su Ronda Bogotá, do México, entra às 16h30. Conhecido como o rebelde do acordeão, o compositor e arranjador mistura sons tropicais faz uma fusão com todos os tipos de gêneros populares, como ska, reggae, rap, hip-hop, entre outros.
O guitarrista, compositor e cantor norte-americano Rusty Zinn encerra o Nômade 2017 com um amplo repertório de blues.
De acordo com Paco Pigalle, a curadoria foi realizada por meio de um intenso trabalho de pesquisa nas áreas musicais, gastronômicas e artísticas. “As atrações selecionadas representam culturas de várias partes do mundo. A proposta envolve o forte compromisso global e o papel da cultura para o desenvolvimento sustentável por meio da conscientização acerca do valor de uma sociedade multicultural”.
Gastronomia e feira
Entre as novidades da edição 2017 está uma praça de alimentação inspirada na gastronomia de vários lugares do Brasil e do mundo. O cardápio leva, entre outros, a culinária de origem mineira, japonesa, italiana, mexicana, australiana e inglesa. Nesse espaço, produtos e artesanato de culturas nacionais e internacionais, terá versão ampliada com a participação de produtores locais. A ideia é valorizar e estimular o desenvolvimento sustentável em todas as esferas- econômica, ambiental e sociocultural.
Pegada ambiental e sociocultural
O Nômade também incentiva práticas que visam reduzir impactos ambientais. No dia 26, o evento promove a oficina de horta na garrafa pet do projeto Eco Ações Unidas, com Léo Piló. O artista é conhecido por aplicar materiais descartáveis do cotidiano para os exercícios de criação e construção de novas possibilidades A iniciativa do projeto Ações Unidas partiu de um grupo artistas e artesãos criado para valorizar a responsabilidade eco-social a partir do uso de materiais recicláveis.
Outra novidade serão Eco Copos: durante o evento eles substituirão os copos descartáveis na comercialização de bebidas. O público pagará pelo copo para consumir as bebidas e, caso não queira ficar com o copo, poderá devolvê-lo a qualquer momento e pegar seu dinheiro de volta.
Sobre o Nômade e Paco Pigalle
Paco Pigalle, nasceu em Casablanca (Marrocos), foi criado em Paris e, após uma temporada onde morou por “meio mundo”, adentrou o Brasil via Amazônia e radicou-se no país. Conhecido produtor cultural no Brasil, tem em sua bagagem a criação do programa Nômade, um retrato sonoro/cultural das diferentes partes do globo transmitido de Belo Horizonte (MG) para todo o Brasil, desde 1991, ininterruptamente, pela rádio que leva seu nome: http://radio.pacopigalle.com.br/.
Em 2011, o projeto ganhou novas proporções ao se transformar num festival internacional que promove a diversidade cultural e a integração das pessoas.
Fundamentado no conceito de grandes festivais internacionais, como Womad Festival (Inglaterra), Festival d Été de Quebec (Canadá), Lotus Festival (EUA), Festival-au-Desert (Mali) e Mosaic Music Festival (Singapura), o Nômade - Festival da Diversidade Cultural pretende levar a Belo Horizonte o espírito dos grandes eventos internacionais, em sintonia com o desenvolvimento sustentável.
O Nômade - Festival da Diversidade Cultural é um evento que estimula o contato com culturas diferentes por meio de de shows e feira internacional de artesanato e gastronomia, promovendo o respeito e a valorização da multiculturalidade.
Mais informações na fanpage www.facebook.com/festival.nomade.
Serviço: Nomade – Festival da Diversidade Cultural
Data: 25 e 26 de março
Local: Parque Municipal
Evento Gratuito
Ingressos: www.sympla.com.br
www.sympla.com.br/nomade---festival-da-diversidade-cultural-sabado__126832
Site: https://www.facebook.com/festival.nomade/
Horário: 25/03 – De 18h30 a 0h
26/03 – De 13h as 19h
Programação:
25 de março (Sábado)
18h30 Paco Pigalle
19h30 Banda HK (França)
21h Grupo Alianza
22h30 DJ Tritek (França)
26 de março (Domingo)
13h- Abertura do evento
13h30- Invasão dos Palhaços
14h- Disputa nervosa de passinhos
14h as 17h- Oficina de horta na garrafa pet – Fábrica de Hortas / Oficina Eco ações unidas – Leo Piló
15h- Beehoppers
15h45- Dokttor Bhu e Shabê
16h30- Celso Piña y Su Ronda Bogotá (México)
18h30- Rusty Zinn (EUA)
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro.