
A 6º edição do Projeto Olhar Circular - Patrimônios Culturais, realizada na cidade de Andradas, aos pés da Serra da Mantiqueira, resulta na exposição “As Andradas”, onde a cidade pode revelar-se diferentemente no olhar de quem a vê. As fotografias que compõem os painéis expostos no Teatro Municipal José Stivanin, na próxima quinta (23), às 20h, foram inspiradas nas reflexões propostas pelo projeto que recebe o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Nesta exposição, com dezenove painéis fotográficos produzidos para observação e interação do público, o objetivo é colaborar com a discussão sobre a cultura nos espaços públicos como um conteúdo essencial para percepção das práticas cotidianas.
A expansão da noção de patrimônio para compreender aqueles que o compõem refletiu-se, por exemplo, nas fotografias em que os mesmos são retratados como objetos de análise.
O trabalho abrangeu escolas municipais e estaduais, profissionais das áreas de educação e cultura, bem como a população andradense que frequentou as exibições cinematográficas e palestras. As fotografias apresentam-se na qualidade de recortes sobre diversos locais do município de Andradas, que habitam o imaginário regional.
O PROJETO
Considerando a fotografia como um registro de relevância cultural, social e política, o Olhar Circular surge em 2008 a partir do pressuposto de que a fotografia é uma arte que possui a capacidade de ressignificar o ambiente, sendo usada para documentar a história e se configurar ainda como meio de comunicação de ideias.
Trata-se de um projeto que não traz benefícios apenas aos participantes diretamente envolvidos. Seus resultados atingem toda a comunidade e são observados através dos olhares fotográficos de seus integrantes que se tornam multiplicadores do projeto, e também através dos produtos gerados como as exposições e os cartões postais.
Olhar Circular – Patrimônios Culturais é um projeto incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Icasa – Indústria Cerâmica Andradense S/A. Realizado pela Pomar Cultural Produtora com o apoio do CoMPaC – Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
Mais informações: www.olharcircular.com.br