marcaminas

 

Município de Pitangui promove Seminário da Tradição Histórica, Judiciária e Cultural


Entre os dias 20 a 22 de março de 2015, a cidade de Pitangui receberá o Seminário da Tradição Histórica, Judiciária e Cultural. O evento, realizado pela Presidente da Comissão das tradições para os 300 anos de Pitangui, Judith Aurora Gonçalves Viegas, com o apoio a Prefeitura Municipal de Pitangui de Pitangui, comemora o tricentenário do município e os 159 anos da morte do Padre Belchior Pinheiro de Oliveira. Na abertura, o Secretário de Estado da Cultura Angelo Oswaldo, que possui amplo conhecimento sobre a Sétima Vila, falará sobre a "Importância da Vila de Nossa Sra. da Piedade do Pitangui na Província, Colônia e no Ciclo do Ouro e o valor de seus documentos do século XVIII e após."

A abertura está marcada para às 20h do dia 20 de março no salão do CDL, onde além do Secretário Angelo, outros pesquisadores e historiadores de renome na literatura histórica de Minas Gerais falarão sobre a importância do Instituto Histórico de Pitangui, do Arquivo Judiciário e também do seu patrimônio material e imaterial. 

O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Dr. Wagner Colombaroli informará sobre "Riqueza em patrimônio material e imaterial existente no Instituto Histórico de Pitangui para pesquisadores e escritores." Os escritores Deusdedit Campos, Tarcisio José Martins e Raimundo da Silva Rabelo, que pesquisaram o acervo do IHP por longos anos para escreverem suas obras, informarão quão valiosa foi a fonte encontrada em Pitangui para que seus livros fossem escritos.

Foram convidados ainda para o evento representantes do IHP/Arquivo judiciário, Observatório de Diversidade Cultural, Ordem dos Advogados do Brasil seção MG e 84ª subseção da OAB/MG, Conselho Estadual de Cultura, Prefeito e Secretário de Cultura. O seminário contará ainda com a participação de Carl Schumacher (ator, dramaturgo e diretor de teatro), Magdalena Rodrigues (Presidente do Sindicato dos Artistas/MG, artista, atriz e diretora) e de Wendel Mesquita (vereador de BH, professor e ator).

No segundo dia estão previstas palestras de Gestão da Cultura enquanto política pública onde será abordada a geração de renda pela cultura e conhecimento popular através das leis de incentivo.

No terceiro dia o encerramento contará com a participação da Turma Pitangui com Arte promovendo flashmobs nas praças das Rosas, Antônio Fiúza (Batucada da Escola de Samba do bairro São Francisco no Coreto dos Nunes), Governador Benedito Valadares (Praça do Jardim), bairros Chapadão e São Francisco.