marcaminas

 

Secretaria de Estado de Cultura e Conselho Regional de Biblioteconomia celebram o Dia do Bibliotecário na Luiz de Bessa


Na noite de ontem (12/3), a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa foi palco de homenagens prestadas em comemoração ao Dia do Bibliotecário. Neste ano de 2015, completam-se 50 anos de regulamentação da profissão que cumpre nobre papel de formação cidadã.

O Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destacou a importância das Bibliotecas na construção da história de Minas Gerais e firmou o compromisso de ampliar o número de Bibliotecas pelo estado.

Na minha primeira experiência, atuando como Secretário da pasta de Cultura, entre os anos de 1999 e 2002, pude conhecer a força que emana dessa instituição. Minas Gerais nasceu sob o símbolo da biblioteca, os maiores protagonistas da Inconfidência Mineira tinham em suas casas bibliotecas inspiradoras. Agora, em meu segundo mandato como gestor da cultura do estado, tenho o desafio de instalar bibliotecas nos mais de 200 municípios mineiros que ainda não têm essa instituição, verdadeiro farol irradiador de educação, cultura e formação cidadã”, disse o Secretário.

Responsável por implantar as políticas públicas para as bibliotecas, o Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, ressaltou a sua satisfação em estar inserido na área. “Antes de tudo, sou um eterno apaixonado pela cultura e agora tenho a honra de abrir as portas do conhecimento de maneira irrestrita, para todos os cidadãos. O início de toda transformação vem da informação e da distribuição do conhecimento,” afirmou o Superintendente.

Gestora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, que abarca mais de 800 instituições, Marina Nogueira Ferraz, enfatizou a relevância de celebrar a data. “Comemorar o Dia do Bibliotecário na Luiz de Bessa é especial, pois essa casa deve o seu êxito a esses profissionais homenageados aqui hoje. O bibliotecário estabelece um forte elo entre a comunidade e o compromisso com a informação e a leitura, proporcionando assim a emancipação da sociedade”, frisou Marina.

A Presidente da 17ª Gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia de Minas Gerais e do Espírito Santo, Mariza Martins Coelho, anunciou ações de estímulo à leitura. “Estamos em um ano de comemorações no Conselho, temos programadas atividades de incentivo à leitura em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo”, mencionou a Presidente.

Logo após a cerimônia, o público assistiu à palestra “O bibliotecário como agente de transformação social” de Cláudio Paixão, professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG e doutor em Psicologia Social. Para fechar a noite, a pianista Edméa Aguiar se apresentou na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, no saguão principal da Biblioteca.

Crédito: Victor Alves​

Dia do Bibliotecário