marcaminas

 

Curta Circuito - Mostra de Cinema Permanente exibe obras de Walter Lima Jr em sessão de abertura


O filme “A Lira do Delírio” será exibido gratuitamente na sessão de abertura do Curta Circuito 2015, dia 27 de março, às 19h, no Cine Humberto Mauro. A Mostra de Cinema Permanente, que mantêm desde 2001 uma programação regular em parceria com a Fundação Clovis Salgado, promoverá ainda um bate-papo com o diretor Walter Lima Jr e o ator Tonico Pereira. Serão 129 ingressos, que poderão ser retirados 30 minutos antes da sessão.

A mostra gratuita tem como característica particular não só a exibição em dias corridos, mas sim durante 10 meses ao longo de cada ano, além de uma curadoria atemporal.  “O importante resultado que o Curta Circuito obteve nesses 14 anos ininterruptos de atuação foi possível pelas parcerias, por meio das leis de incentivo. Especificamente a mostra conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura”, afirma o organizador executivo do projeto, Claúdio Constantino.

Sobre a Sessão de Abertura

Em “Lira do Delírio” (Walter Lima Junior, RJ, 1978, 105 ) os participantes do bloco de carnaval se cruzam num cabaré da Lapa carioca, onde o filho de uma dançarina é sequestrado. Para descobrir o autor e as razões do crime, ela conta com a ajuda de um repórter policial, que ao mesmo tempo também investiga um homicídio contra um homossexual. O filme tornou-se uma homenagem póstuma à atriz Anecy Rocha (irmã de Glauber Rocha e esposa do diretor Walter Lima Jr), que faleceu antes da montagem.

Walter Lima Jr

A porta de entrada de Walter Lima Jr. para o cinema foi pelo cineclubismo. Virou crítico e por fim diretor. Antes foi assistente de Glauber Rocha em "Deus e o Diabo na Terra do Sol". Seu primeiro longa foi "Menino do Engenho", baseado no clássico de José Lins do Rego. Dentre sua filmografia estão as obras: "Brasil ano 2000", "A Lira do Delírio", "Ele, o Boto", "A Ostra e o Vento" e "Desafinados".

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO

CURTA CIRCUITO - MOSTRA DE CINEMA PERMANENTE 2015

Data: 27 de março sexta-feira (excepcionalmente)

Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes

Horário: 19h

Classificação Indicativa: 16 anos

Capacidade da Sala: 129 lugares (ingressos poderão ser retirados meia hora antes da sessão)