marcaminas

 

120 anos do Arquivo Público Mineiro - Acervos coloniais e imperiais da instituição poderão integrar Registro Nacional do Programa Memória do Mundo


A Secretaria de Estado de Cultura vai propor, ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, da UNESCO, a inscrição dos acervos coloniais e imperiais do Arquivo Público Mineiro (APM), de modo a também comemorar os 120 anos da instituição.

O Edital MOWBrasil 2015 recebe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável e excepcional para a memória brasileira. As candidaturas aprovadas serão divulgadas até 5 de outubro de 2015.

O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO foi criado em setembro de 2004, pelo Ministério da Cultura – MinC. Desde a instalação oficial em 2007, o Comitê lançou oito editais, resultando em 73 acervos nominados.

120 anos do APM

O Arquivo Público Mineiro (APM) lançou, na tarde de ontem (30/03), o início das comemorações oficiais dos 120 anos da instituição cultural mais antiga de Minas Gerais. 

Com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, a Superintendente do APM, Vilma Moreira Santos, e sua equipe se reuniram com os amigos Arquivo Público Mineiro com o intuito de convidar esses parceiros a se engajarem no projeto de celebração da data.

Consciente da importância do APM, o Secretário enalteceu a trajetória da instituição. “O Circuito Cultural Praça da Liberdade começou assim que o Arquivo Público Mineiro se instalou nesse prédio, que já foi sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Vejo com muito êxito o trabalho dos pesquisadores e historiadores que aqui atuam. Nesse sentido, agradeço a contribuição dos Amigos do APM no incremento do trabalho deste órgão”, ressaltou.

Lançamento das comemorações dos 120 anos do Arquivo Público Mineiro. Crédito: APM