
O Superintendente de Interiorização e Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, João Miguel, ministrou ação formativa a convite da Cáritas Diocesana de Almenara, que envolveu 26 lideranças políticas e religiosas da região de Jequitinhonha. O evento ocorreu no assentamento Campo Grande, localizado no município de Jequitinhonha.
O curso teve como tema a relação da fé com as ações culturais e políticas, considerando as Igrejas, de todas as confissões, como motivadoras e importantes agentes do fomento da cultura local. O Superintendente destacou a importância da iniciativa enfatizando que “o evento é um modelo de como podemos potencializar a cultura a partir de cada região e, neste caso específico, a união da fé e da política na transformação sociocultural, serve como uma das muitas formas de repensar o modo de valorização da cultura.”
A educadora Maria Afonso, representante da Cáritas de Jequitinhonha, destacou a presença da Secretaria de Estado de Cultura no município. “É importante que um representante da SEC pise no chão da nossa terra e conheça os nossos anseios. Esta presença nos traz muita esperança”, disse Maria Afonso.
Artesanato de Jequitinhonha
O superintendente aproveitou a ida ao município para visitar a Casa de Cultura de Jequitinhonha (Instituto Cultural Dona Mercedes). Também esteve com dona Selma Quaresma, artista da cidade, conhecida internacionalmente pelo seu artesanato. “Dona Selma é ativista cultural da região e realiza trabalhos a partir do barro, argila, bambu, além de criações de crochê. Ela é um orgulho para o Jequitinhonha e para Minas”, comentou João Miguel.