marcaminas

 

Secretarias de Educação e Cultura buscam aproximação para desenvolvimento de projetos e ações em conjunto


Educação e cultura são campos de conhecimentos bastante próximos e importantes para a formação. Pensando nisso, a secretária de Estado Educação, Macaé Evaristo, e o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (15-04) para discutir formas de parceria entre as duas pastas. Entre os principais temas de discussão estiveram a valorização dos conservatórios estaduais de música, utilização de espaços culturais pelas escolas, além de formas de interação entre as duas secretarias.

Um dos principais tópicos foi o projeto ‘Bravo Professor’, da Fundação Clóvis Salgado, que possibilita entrada gratuita a professores em apresentações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e também do Coral Lírico de Minas Gerais. Segundo o secretário Angelo Oswaldo, as apresentações ocorrem a cada 15 dias, sempre às terças e quartas-feiras. Às terças as apresentações são gratuitas, pela manhã, e às quartas as apresentações acontecem à noite e a preços populares. Os professores, sejam das redes públicas ou privadas, terão lugares reservados sem qualquer custo, basta apresentar um documento que comprove que atuam na docência.

A secretária Macaé Evaristo destacou a importância da iniciativa. “Propiciar que o professor tenha prioridade nessa agenda é reconhecer que o professor é muito importante para a formação dos estudantes, das futuras gerações. É uma oportunidade muito boa e eu espero que nossos professores possam aproveitar bastante”, afirmou. Para o secretário Angelo Oswaldo, “essa gratuidade é uma homenagem e um convite aos professores para que participem mais e venham se integrar a esse movimento artístico para valorização da música de concerto no nosso estado”.

Outras informações sobre o projeto podem ser pesquisadas no site da Fundação Clóvis Salgado: http://fcs.mg.gov.br/

Educação integral e conservatórios

Os dois secretários também discutiram a importância da parceria entre Educação e Cultura no desenvolvimento da Educação Integral. O projeto de Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação visa utilizar espaços culturais dos municípios mineiros no intuito de complementar a formação dos alunos e a secretária Macaé Evaristo quer a participação da Secretaria de Cultura no mapeamento desses espaços.

“É importante pensar em como produzir um diálogo para a formação dos jovens, também dialogando escola com outros equipamentos, que são equipamentos educadores, mas de outra natureza. Esse é o objetivo dessa aproximação e da articulação entre as secretarias de Educação e Cultura”, afirmou a secretária.

Um melhor aproveitamento dos Conservatórios Estaduais de Música do Estado também está na pauta da parceria. Minas Gerais é o único Estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender a diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em São João del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata, em Montes Claros no Norte de Minas, Diamantina no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado. Para o Secretário Angelo Oswaldo é importante valorizar esses espaços. “A valorização dos conservatórios de música, que são da rede estadual, é muito importante. Nós os consideramos como núcleos fundamentais da vida artística e cultural do estado pelo papel que a música exerce nesse território”, afirmou.

A Secretaria de Cultura também colocou o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) à disposição da Secretaria de Educação para consultoria em caso de reforma de prédios escolares, que tenham importância história. Outra questão abordada foi a possibilidade da criação de um museu sobre a história da educação em algum prédio da Praça da Liberdade. As conversas estão apenas em fase inicial, mas ambos os Secretários manifestaram interesse em ter sucesso nesse propósito. Atualmente, existe o Museu Ana Maria Casasanta, na Gameleira, no espaço da Magistra.

Além dos Secretários, a reunião contou também com a presença do Secretário Adjunto de Estado de Cultura, Bernardo Novais Mata Machado, e da assessora de Apoio ao Gabinete, Neuza Macedo.

Reunião do Secretário Angelo Oswaldo com a Secretário de Estado de Educação Macaé Evaristo.