marcaminas

 

Mais de 200 instituições já confirmaram presença em solenidade de renovação de certificados

 

Para a presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – Fecitur e do Circuito Turístico Lago de Três Marias , Daly Coelho, a certificação é um reconhecimento e o atestado do trabalho desenvolvido pelos circuitos turísticos. “Nós da Federação dos Circuitos Turísticos estamos muito felizes pela Secretaria de Estado de Turismo realizar um evento assim, dando uma maior visibilidade às nossas ações”, afirmou.

 

Certificados – A certificação de um Circuito Turístico é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente pela Setur como Instância de Governança Regional do Turismo apta para a execução da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais. “Para ser certificado, o Circuito deve atender a uma série de pré-requisitos, estabelecidos no Decreto Estadual 43.321/2003 e na Resolução SETES nº 45/2014, dentre os quais possuir, no mínimo, um ano de existência formal, ser constituído por cinco ou mais municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, e ser uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo”, explica o secretário de Turismo, Geraldo Pimenta.

 

Circuitos – Programa pioneiro no turismo brasileiro, os circuitos turísticos são formados por municípios de uma região que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional. Hoje, de acordo com a Resolução 045/2014, Minas Gerais conta com 47 Circuitos Turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 480 municípios regionalizados.