marcaminas

 

Setur-MG articula reuniões sobre o Turismo de Base Comunitária em Minas Gerais


Participaram da primeira reunião as pesquisadoras e técnicas de projetos relacionados ao TBC Dra. Fabiana Bernardes Almeida, a doutoranda Julia Fonseca de Castro, a mestranda Luciana Priscila do Carmo, além da equipe técnica da Setur-MG.

Na reunião foram relatados diferentes projetos de TBC executados no Estado, como na comunidade do distrito de Capivari (Serro); com os índios Pataxós de Carmésia; a Rota dos Quilombos em Berilo e a região do Mosaico Grande Sertão Veredas e Vale do Peruaçu, com o envolvimento de populações quilombolas, sertanejas e indígenas.

De acordo com o diretor de Segmentação Turística Lucas Xavier, “essa é apenas a primeira reunião desta fase de alinhamento com atores apontados como referência no Estado para o Turismo de Base Comunitária. Daremos continuidade a esse levantamento do panorama do TBC em Minas Gerais com a finalidade de construir de forma coletiva uma proposta de trabalho que atenda suas especificidades”.

uma-foto1

 

Os participantes pontuaram demandas para o TBC em Minas, como a realização de pesquisas de demanda voltadas ao público de TBC, a necessidade de formação de uma rede mineira do TBC, a execução de um evento voltado à temática e a importância de envolver as lideranças das comunidades de TBC nesta fase de alinhamento.