marcaminas

 

Caixa-Estante leva literatura e teatro a APAE de Capim Branco


 

Democratizar o acesso à cultura por meio da ampliação do contato com obras literárias e periódicos é o que move o Projeto Caixa-Estante, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Criado em 1968, o programa possibilita o convívio com os livros fora dos muros da biblioteca, atendendo instituições públicas, privadas e não governamentais de Belo Horizonte e Região Metropolitana com seu acervo diversificado. Nesta quinta-feira (6), o Caixa-Estante estará na APAE de Capim Branco (território Metropolitano) e, além de uma caixa com 150 títulos de livros, vai estar acompanhado da Yepocá Cia de Teatro, que apresentará a peça “O Papel Roxo da Maçã”.

Na ação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, um espetáculo conta a história de Rosa, uma menina de cinco anos que está descobrindo o mundo e percebe que pode ouvir vozes e sons, tanto de um papel roxo, daqueles de embrulhar maçãs, quanto dos livros em sua casa. Para estimular a curiosidade da filha, os pais matriculam Rosa na escola e a criança adentra em um novo universo, onde as palavras são encantadas e a leitura é uma das coisas mais prazerosas da vida.

O Caixa-Estante atenderá em Capim Branco cerca de 15 estudantes da APAE e aproximadamente 60 crianças, de 8 a 9 anos, da Escola Municipal Martiniano Fernandes Lobo. A intenção é reiterar que a cultura pode proporcionar crescimento pessoal e profissional, conforme explica Cláudia Ferrari, coordenadora do setor Caixa-Estante. “O objetivo é proporcionar o contato com a literatura e com o teatro, fomentando a inserção social das pessoas”.

Atualmente o projeto está presente em 13 instituições, como creches, penitenciárias, casa de semiliberdade e APAE. Além do empréstimo de livros, a iniciativa promove ações de incentivo à leitura, como a Hora do Conto e da Leitura, Clube de Leitura, apresentações teatrais e oficinas de origami. Os livros que comportam cada Caixa-Estante são selecionados e trocados periodicamente. O projeto fornece os acervos e capacita um profissional da instituição para realizar a mediação de leitura. Neste ano serão inauguradas mais três Caixa-Estante, que irão atender a um centro socioeducativo, um asilo e uma comunidade quilombola.

 

SERVIÇO

APAE de Capim Branco recebe projeto Caixa-Estante e Yepocá Cia de Teatro

Local: Rua José Dias da Silva, 350, Represa, Capim Branco/MG

Data: 6 de abril

Horário: 9h30