marcaminas

 

Secretaria de Cultura apoia ação em prol da memória de Lafayette Rodrigues Pereira

 

Lafayette Rodrigues Pereira (1834-1917) teve seu nome marcado na história política, jurídica e intelectual de Minas Gerais e do Brasil. Para manter vivo o legado desse mineiro nascido em Queluz, cidade posteriormente rebatizada com seu nome, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, assina hoje (17), na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (território Vertentes), um Termo de Cooperação com o Programa “Caminhos de Conselheiro Lafayette”, desenvolvido pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA e pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL.  

Concebido em 2009 com o lançamento das obras “Lafayette Rodrigues Pereira”, de Allex Assis Milagre, e “Lafayette- um jurista do Brasil”, o programa têm caráter de pesquisa, catalogação, divulgação e criação de produtos. Desde sua concepção, o trabalho busca ampliar o contato da população com a obra e a memória do político que foi primeiro-ministro de Dom Pedro II, de 1883 a 1884, e ocupou a cadeira que pertencia a Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras por sua produção no campo do Direito.

O secretário Angelo Oswaldo assinala a relevância desse trabalho de pesquisa. “Como intelectual, jurista e político, Conselheiro Lafayette Rodrigues foi uma das figuras mais marcantes da vida pública brasileira. Contribuir para o êxito dessa iniciativa do grupo LESMA é tanto valorizar a história mineira e brasileira quanto exercer uma parceria muito positiva com um dos núcleos culturais mais ativos do nosso estado”.