Encontro virtual abordou conquistas e desafios do setor em um cenário de crise
A reunião festiva em comemoração ao sétimo aniversário da Frente da Gastronomia Mineira (FGM), promovida nesta segunda-feira (3/5), por videoconferência, contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), pasta que foi homenageada pelas ações e pelo apoio ao setor e à cadeia produtiva desde o início da pandemia, em março de 2020.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, participou do encontro virtual e falou sobre as novidades que estão por vir e sobre a importância do trabalho em conjunto para fortalecer toda a cadeia produtiva ligada à cozinha mineira.
“Em breve vamos lançar o projeto de retomada do turismo em Minas Gerais, com um grande pacote de ações, parcerias e campanhas, e a cozinha mineira é um dos atrativos turísticos mais importantes do nosso estado, sendo a principal memória afetiva para quase 30% dos viajantes que passam por aqui. Temos também uma importante e recém conquista, que são as mudanças nos protocolos do Plano Minas Consciente para os setores de eventos, cultura e turismo, com permissão para maior circulação de pessoas nas ondas vermelha, amarela e verde, o que beneficia muito o retorno das atividades dos três setores. Já sabemos e temos exemplos consolidados de que bares, restaurantes e eventos, desde que cumpridos todos os protocolos sanitários e com consciência coletiva, não são os vilões da pandemia. Por isso, temos que continuar trabalhando juntos para possibilitar o retorno desses setores tão prejudicados pelo atual cenário de forma segura, para que as pessoas voltem a acreditar que são atividades que não oferecem riscos e que são essenciais ao desenvolvimento socioeconômico e à geração de emprego e renda”, ressaltou Oliveira. O secretário aproveitou o momento para agradecer à FMG pela parceria no desenvolvimento de ações em prol do setor.
O presidente da FGM, Ricardo Rodrigues, falou sobre os desafios e conquistas do setor nos últimos meses e sobre a construção conjunta de soluções para enfrentar a crise. “Desde o início, tivemos que nos reinventar e buscar novas formas de manter de pé a gastronomia mineira e todos os segmentos e cadeia produtiva que ela carrega. Tivemos conquistas e ações importantes em parceria com a Secult, Abrasel, Belotur e outros órgãos públicos e privados, entidades, universidades e sociedade civil para conseguir que as atividades do setor fossem mais valorizadas e tivessem mais visibilidade. Temos que continuar de braços dados para dar sequência a essas parcerias e projetos, pois a união nos faz mais fortes, principalmente trabalhando em prol de um único objetivo, que é o fortalecimento da gastronomia mineira”, afirmou.
Ações de apoio da Secult
Entre as principais ações da pasta para o desenvolvimento do setor e apoio ao enfrentamento da crise estão o lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira; a assinatura do protocolo de intenções de reconhecimento da Cozinha Mineira como patrimônio cultural de natureza imaterial; o início dos estudos para elaboração do Atlas da Cozinha Mineira; a capacitação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e dos receptivos habilitados no programa Minas Recebe sobre Turismo Gastronômico, em parceria com a Tastes of Lisboa Food Tours, de Portugal; os Editais do Fundo Estadual de Cultura e da Lei Aldir Blanc contemplando o setor de gastronomia; o apoio no desenvolvimento do projeto Senac Receitas de Família e no festival Fartura, com divulgação dos roteiros gastronômicos oferecidos pelos receptivos habilitados no Minas Recebe; o desenvolvimento e apoio ao projeto “Destino Mantiqueira”, junto ao Ministério do Turismo; e o desenvolvimento do projeto “Vale Brumadinho”, com foco na valorização da Cozinha Mineira.
Homenagens
Entre outros homenageados na reunião festiva de aniversário de 7 anos da FGM estavam a Belotur, por meio de seu presidente Gilberto Castro, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, por meio do presidente Paulo Solmucci, e bares, restaurantes, empreendedores e chefs de cozinha mineiros que mantêm tradições e, ao mesmo tempo, conseguiram se reinventar para manter seu funcionamento e seus trabalhos.
Imagem: Xará