Reportagens especiais mostram o impacto do rompimento da barragem em Brumadinho e ações de reparação nas diferentes áreas
No início da tarde de sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento da barragem da mineradora Vale, no Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A tragédia deixou um rastro de destruição e 260 mortos, além de dez desaparecidos. De hoje ao dia 02 de julho, o Jornal Minas leva ao ar, em suas duas edições, uma série de reportagens que apresenta quais serão os prováveis impactos dos recursos obtidos por meio do termo de reparação assinado entre a mineradora e o Governo de Minas Gerais.
A série vai mostrar as ações mais importantes planejadas para as mais diversas áreas de governo com os R$ 37 bilhões que o estado irá receber da Vale. O termo foi assinado em fevereiro de 2021 e foi firmado como reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem da empresa.
Investimento em diferentes áreas
A equipe foi ao norte de Minas para conhecer o local onde será construída uma ponte sobre o Rio São Francisco. A obra, prometida desde os tempos de Juscelino Kubitschek, será a maior do tipo no estado e irá ligar, por meio terrestre, as cidades de São Francisco e Pintópolis. Hoje a travessia é realizada pelo sistema de balsas. Ainda na expectativa de obras de mobilidade e infraestrutura, destaque para a construção do rodoanel da capital que irá desafogar o trânsito no atual anel rodoviário, um dos gargalos logísticos da cidade.
Na série, áreas como saúde, educação, agricultura, segurança, cultura, turismo, desenvolvimento social e econômico apresentam à sociedade toda mobilização para que os recursos do acordo possam beneficiar os mineiros e reparar, ainda que parcialmente, os danos provocados pelo rompimento.
A série especial “Reparação" vai ao ar até o dia 02/07, no Jornal Minas 1ª e 2ª Edição, às 12h30 e 19h30, pela Rede Minas. O público também confere as reportagens, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Série Reparação
Até o dia 02/07, no Jornal Minas 1ª e 2ª edição, às 12h30 e 19h30