Processo de seleção contou com mais de 18 mil votos; novos integrantes representam diferentes segmentos artístico-culturais no biênio 2021/2022
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) divulgou, no sábado (26/6), no Diário Oficial do Estado, o resultado do Edital de Seleção dos representantes da Sociedade Civil para composição do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec), no biênio 2021/2022. Em votação recorde, o processo de escolha contabilizou 18.182 votos válidos, oriundos de diferentes municípios do estado, registrando um aumento de votos de 378,34%. Para se ter uma ideia, na eleição do biênio anterior (2019/2020), foram contabilizados 3.801 votos válidos.
O processo de eleição para novos membros da sociedade civil teve início em março de 2021, quando foi publicado o edital para seleção. Foram contabilizados votos de diferentes municípios do estado que ajudaram na eleição dos representantes, entre titulares e suplentes, no órgão colegiado.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a votação histórica é fruto de uma intensa mobilização realizada pela Secult, com o apoio do próprio Consec, ao longo do processo vigente da eleição dos novos membros do Conselho. Segundo o titular da pasta, essa atuação horizontal do Consec é de extrema importância para uma presença ainda maior no território mineiro.
“Mobilizar tantos cidadãos e cidadãs interessados em eleger seus representantes na política cultural elaborada em Minas Gerais é muito simbólico e, também, muito desafiador para todos nós. O alcance que tivemos ao longo desse processo demonstra a força da descentralização de nossas ações e o intenso diálogo que buscamos sempre fomentar entre setor público e sociedade civil”, destaca o secretário.
Os novos integrantes do Consec representam diferentes linguagens artístico-culturais do estado, como Artesanato; Audiovisual e novas mídias; Circo; Culturas afro-brasileiras; Culturas indígenas; Culturas populares, tradicionais e folclóricas; Dança; Design; Entidades de trabalhadores e entidades empresariais; Gastronomia; Literatura, livro, leitura e biblioteca; Moda; Museus e artes visuais; Música; Patrimônio material e imaterial; Produção cultural; Teatro.
O resultado da votação pode ser acessado
.