marcaminas

 

Museu Casa Guimarães Rosa

Minas Gerais supera expectativa de portugueses

Com o propósito de aproveitar todos os dias em terras mineiras, foi sugerido um roteiro aos portugueses com muitas atividades a fim de mostrar o que Minas Gerais tem de melhor.

Após descansarem do longo trajeto, cerca de nove horas e meia, o casal embarcou para uma viagem no tempo. Iniciando a caminhada por Ouro Preto, eles visitaram as principais igrejas, a feirinha de artesanato, o Museu da Inconfidência e a Casa dos Contos. Encantaram-se com a preservação dos casarios coloniais e com os detalhes das obras do mestre Aleijadinho. “Ouro Preto foi sempre um sonho para mim. E isso aqui foi melhor do que sonhei. Esse lugar é mágico e estou apaixonada por tudo isso”, afirmou a jornalista Rafaela Aurino.

Partiram, então, rumo à Mina da Passagem e o centro histórico da cidade de Mariana.  Uma parada rápida em Congonhas para conhecer os 12 profetas no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos e seguiram rumo a Tiradentes.

Em Tiradentes, vivenciaram muita arte nos ateliês espalhados pelas ruelas, além do Museu do Padre Toledo e a Matriz de Santo Antônio, em que tiveram o prazer em ouvir o imponente órgão, construído em Portugal entre 1785 e 1788, sendo tocado. São João Del Rei não poderia ficar sem ser vista, suas belas igrejas e ruas charmosas também foram apreciadas pelo casal.

Ainda durante a visita, o casal retorna à capital para conhecerem BH e seu entorno. Uma parada para conhecer o Instituto Inhotim que foi considerada pelos jornalistas uma boa surpresa, diante de tamanha imensidão e obras tão belas, em um ambiente agradável junto aos jardins botânicos.

 

dsc-0373

 

Em Belo Horizonte, eles visitaram a Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mineirão, o Mercado Central e a Praça da Liberdade. Antônio Monteiro se impressionou com tamanho desenvolvimento da cidade. “Vim aqui há dez anos. E hoje vejo como a cidade se desenvolveu no aspecto da cultura. Este Circuito Liberdade é maravilhoso. Não esperava encontrar tantas preciosidades no coração da cidade. Sem falar nas obras maravilhosas de Oscar Nieymer”, declara emocionado o jornalista.

No último dia de visitas, o casal fez um tour por atrativos do Circuito Veredas do Paraopeba. Conheceram pousadas para descanso em meio à natureza, descobriram aventura e diversão, além de assistirem alguns voos livres na Serra da Moeda. Mas para coroar a viagem, assistiram a algo novo, a produção de cerâmicas com a técnica de queima de Raku feita pela artista Eny Amorim.

A gastronomia mineira esteve presente a todo tempo na viagem, pois mineiro é bom de garfo! Encantaram-se com o feijão tropeiro, o tutu, a couve, a taioba, o ora-pro-nobis, pastel de angu, o pão de queijo, enfim com toda a gastronomia local. Gostaram tanto que até um pouco de pimenta biquinho levaram a Portugal para degustarem e também plantar. Dessa forma, segundo eles, sempre terão um pedacinho de Minas Gerais em casa.

A ação foi realizada pela Setur com o apoio dos circuitos turísticos Trilha dos Inconfidentes e Veredas do Paraopeba em conjunto com diversos estabelecimentos das cidades visitadas que ofereceram seus serviços, contribuindo assim para o sucesso da ação.

dsc-0304