A equipe da Secult marcou presença em Mariana nessa sexta-feira para se reunir com o prefeito do município, Juliano Duarte, a secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Andrea Cristina Umbelino, e o diretor de Turismo, Silas Sampaio. Na pauta do encontro, as vocações do turismo da região e projetos da Secretaria importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva nas cidades mineiras.
Patrimônio, cultura, história, natureza e cozinha mineira estão presentes em Mariana. Localizada na região central do estado, integrante do Circuito do Ouro, a cidade foi a primeira capital de Minas Gerais e guarda em seu casario, igrejas e no patrimônio imaterial, muito da sua história. Apresenta um preservado conjunto arquitetônico colonial com obras representativas do Barroco, além de fazeres e tradições, como a produção das panelas de barro.
Durante a reunião, o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressaltou a importância da execução de projetos que desenvolvam o turismo e a cultura, reforçando as atrações locais, que podem ampliar o conhecimento sobre a cidade e aumentar a busca pelo destino em todo Brasil. "Mariana foi a primeira capital de Minas, a primeira cidade planejada do estado, onde o traçado influenciou a construção de Belo Horizonte, tem um patrimônio histórico singular, além de uma paisagem natural perfeita, que permite a prática de diversos esportes e contemplação".
A Secult conta com projetos que apoiam o desenvolvimento do turismo nesse período de retorno das atividades, com destaque para capacitação, infraestrutura, biossegurança e promoção e marketing. Além disso, a formação e a promoção dos ofícios, com desenvolvimento da economia criativa nas cadeias produtivas do turismo e da cultura, são importantes para esse momento de retomada econômica e a geração de emprego e renda.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, destacou que o esforço conjunto entre a prefeitura e o Governo de Minas é fundamental para o desenvolvimento das cidades. "É muito importante trabalharmos em sintonia com o Estado. Mariana pertence ao Circuito do Ouro e nossa ideia é elevar o turismo a um importante lugar de desenvolvimento econômico e social do município. Lembro que fica em Mariana a maior mina aberta à visitação do estado, a Mina da Passagem".
A equipe da Secult, que contou com a presença do presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Jefferson Fonseca, também visitou as obras de restauração da Catedral da Sé, importante exemplar Barroco do município. A previsão é que a obra seja finalizada em 2022 e possa voltar a receber os turistas no período pós-pandemia.