Realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), o maior evento do varejo estadual reúne dirigentes, profissionais e empresários associados às CDLs mineiras para discutirem a melhor forma de desenvolver e potencializar o modelo de negócio do segmento para o crescimento de cada município onde estão inseridas.
O evento é voltado para os filiados das câmaras de dirigentes e lojistas do setor varejista composta por 198 municípios associados, e tem como um dos objetivos despertar o desejo de consumir o produto turístico mineiro. O evento permitirá divulgar e promover os produtos turísticos do Estado, facilitando o intercâmbio de informações e a realização de novos negócios. Além da promoção de Minas Gerais por meio de um estande na Feira de Negócios, a Setur realiza uma palestra no Congresso no dia 1 de setembro, às 13h30, com o tema: “O Turismo como pilar econômico para atrair negócios”.
A promoção dos produtos turísticos neste evento justifica-se também pelo fato de que o principal público que viaja por Minas Gerais é o público mineiro, dessa forma, ressalta-se a necessidade de fortalecer e fomentar ainda mais o turismo interno. Segundo a Pesquisa de Demanda realizada pela Setur, em 2014, mais de 65% dos nossos visitantes são os próprios mineiros, por isso, é preciso ter um olhar mais atento para os mineiros que são o nosso principal público.
Portanto, pretende-se mostrar o Estado como um diferencial para conseguir o interesse do público pelas nossas riquezas culturais e naturais, e consequentemente conseguir contatos, parcerias e troca de conhecimentos que fortaleçam o setor do turismo, aumentando assim o fluxo de turistas em Minas Gerais.
“Acreditamos ser um excelente ambiente para discutir e descobrir novas tendências do segmento pensando no estado de Minas Gerais enquanto destino e no público interessado em desenvolver economicamente a sua região. É uma grande vitrine para o público especializado conhecer os novos produtos, as novas tendências e oportunidades do turismo em Minas Gerais e sua diversidade de opções”, declara o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.
A programação técnica está voltada para a experiência do cliente e em boas práticas adotadas pelas CDLs, além de uma Feira de Negócios com exposição de produtos e soluções.