Acompanhados de sete agências de receptivos, integrantes do Minas Recebe, o grupo visitou a estrutura de alojamentos, camping e restaurante do parque, além de vistoriar os principais atrativos naturais das trilhas realizadas.
A ação visa estreitar os laços entre gestores dos parques estaduais e receptivos, proporcionando a melhoria da operação.
Para Cirlene Soares, fundadora da agência de ecoturismo Andarilho da Luz, a vivência impulsiona o serviço por ela desempenhado. “Estar de volta num dos mais belos parques de Minas Gerais, foi sem dúvida uma experiência muito enriquecedora para a Andarilho da Luz. Estimulante também a presença do diretor do parque, Tonhão, e toda sua equipe. Um local que com certeza oferece aconchego, segurança, beleza, nos enriquece culturalmente com as histórias e lutas de todos pela preservação. Parabéns a Setur-MG por esta iniciativa”, ressalta.
Projeto de Fomento ao Turismo nos Parques
Com o intuito de aumentar o fluxo turístico nas unidades de conservação, o Projeto de Fomento ao Turismo nos Parques atua na melhoria da estrutura, comercialização e promoção dos serviços dessas unidades e suas regiões. Ao todo contempla 17 parques naturais de Minas Gerais, sendo eles: Parque Estadual de Ibitipoca, Parque Estadual do Itacolomi, Parque Estadual Lapa Grande, Parque Estadual Mata do Limoeiro, Parque Estadual Nova Baden, Parque Estadual do Rio Doce, Parque Estadual do Rio Preto, Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Parque Estadual do Sumidouro, Monumento Natural Gruta Rei do Mato, Monumento Natural Peter Lund, Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Nacional do Caparaó, Parque Nacional do Itatiaia, Parque Nacional da Serra da Canastra e Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
Além das viagens de reconhecimento promovidas pelo Minas Recebe, estão previstas diversas ações para o desenvolvimento dos parques, como a criação de um software que unifique as informações levantadas nestes espaços sobre o perfil dos visitantes, produção de material promocional, realização de seminários de sensibilização, qualificação e participação em feiras e eventos. Viabilizar a realização de presstrips com importantes veículos de comunicação e blogs de viagens que conhecerão as regiões e terão a oportunidade de conferir a visibilidade dos atrativos diretamente com o turista.
Para o secretário de Estado Ajunto de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais, a iniciativa é importante para apresentar os destinos aos receptivos interessados. “As viagens de reconhecimento consistem em convidar intermediários do mercado turístico para conhecer o destino, a fim de que reconheçam in loco sua atratividade, se relacionem diretamente com os serviços e os atrativos, comprovem a qualidade e promovam o contato direto. Além disso, tem como objetivo permitir que novas atividades sejam incluídas em seus roteiros”, acrescenta Arrais.
O projeto é uma ação do Governo de Minas e está incluso no Pacto pelo Cidadão. A realização acontece por meio da Setur-MG, em parceria com o IEF e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).